Em uma entrevista concedida à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas, nesta sexta-feira (28), o secretário de Saúde do município, Leônidas Dias de Medeiros, abordou a delicada questão do destino dos cães de rua contaminados com a doença de calazar.
A problemática do calazar tem sido uma preocupação constante no município de Patos, levantando discussões sobre o tratamento e ações adequadas para lidar com os cães que foram acometidos pela doença. Ao ser questionado sobre como será abordada a situação desses animais, o secretário enfatizou que será essencial contar com a participação de entidades e especialistas para chegar a uma solução adequada.
O secretário disse que as ONGs, a UFCG, bem como outras entidades que se dedicam à proteção dos animais, deverão ser ouvidas. Tendo em vista a opinião e experiência desses grupos para a tomada de decisões assertivas.
Além disso, o secretário enfatizou a importância de envolver a equipe técnica do abrigo municipal. Bem como, a consulta ao Conselho de Medicina Veterinária também foi citada como um meio de contar com profissionais especializados, buscando contribuir para essa tomada de decisão. Leônidas ressaltou que a questão transcende o âmbito governamental e frisou a necessidade de engajar toda a sociedade nesse processo.
Patosonline.com
Áudio - Wânia Nóbrega / Rádio Espinharas de Patos
Mín. 22° Máx. 37°