O Tribunal de Justiça da Paraíba deferiu o pedido de tutela de urgência requerido em recurso interposto pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e determinou que o Município de Patos adote, no prazo de 90 dias (a contar de notificação da decisão), as providências necessárias para a imediata solução das pendências encontradas no prédio da sede da Prefeitura Municipal e na Praça Edvaldo Mota, em relação à acessibilidade, sob pena de multa diária no valor de R$ 200,00 limitada ao montante de R$ 20 mil aplicada ao Município.
A decisão foi proferida no final de julho pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, relator do Agravo de Instrumento 0816463-87.8.15.0000, interposto pelo promotor de Justiça de Patos, Eduardo Luiz Cavalcanti Campos, que atua na defesa da cidadania e que já peticionou o imediato cumprimento da decisão do tribunal pela 4ª Vara Mista de Patos.
Conforme explicou o promotor de Justiça, foi constatada a falta de acessibilidade no prédio da Prefeitura Municipal de Patos e na Praça Edvaldo Mota, localizada no centro da cidade, o que levou à instauração do Inquérito Civil Público 040.2022.004094, no qual foi tentado, junto ao Município, uma composição extrajudicial para a adequação desses espaços às normas de acessibilidade.
Segundo o representante do MPPB, apesar das tentativas, o gestor municipal não respondeu às notificações extrajudiciais enviadas, nem apresentou calendário ou previsão para o início das adequações, levando ao ajuizamento da Ação Civil Pública de obrigação de fazer 0805257-02.2023.8.15.0251, cujo pedido liminar foi indeferido em decisão interlocutória pelo Juízo da 4ª Vara Cível de Patos. “Entendemos que o direito à acessibilidade a prédios públicos é um direito constitucional e que é urgente que tais espaços passem pelas adequações necessárias para que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida exerçam de fato seus direitos e cidadania. Por essa razão interpusemos o recurso”, explicou o promotor de Justiça.
Em sua decisão, o desembargador Oswaldo Trigueiro reconheceu o esforço do MPPB para a solução consensual do problema, apontou a inércia do poder público municipal sobre a questão e destacou que “o Brasil é signatário da Convenção de Nova York (em que os países assumem compromissos em diversas áreas, como a acessibilidade), incorporada ao ordenamento jurídico pátrio com status de emenda constitucional (Decreto nº6.949/2009)”.
Além da Convenção, o representante do TJPB também se embasou na Lei Federal 10.098/2000, regulamentada pelo Decreto 5.296/2004, que estabelecem as normas gerais e os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. “Aplicando tais balizas ao caso concreto, poder-se-ia afirmar que a decisão acerca da realização das obras estaria inserida, de fato, na órbita da discricionariedade administrativa. No entanto, a referida atuação não pode se descolar do atendimento de obrigações de natureza constitucional, em especial quando revelada a desídia do poder público no cumprimento de seu mister. Entendo, nesses termos, que merece guarida o pedido de antecipação de tutela recursal, ao menos neste instante processual, ante a necessidade de cumprimento de normas mínimas garantidoras de direitos fundamentais”, argumentou o magistrado.
Por Assessoria/MPPB
POLÍTICA REGIONAL Prefeito de Salgadinho-PB participa de inaugurações importantes em Patos ao lado de autoridades estaduais
Extradição Justiça italiana autoriza extradição de Carla Zambelli
XV Copa União Sec. de Esportes de Quixaba realiza Congresso Técnico da XV Copa União e define clubes, premiação e data de abertura
Mulheres da Paraíba Salgadinho participa do 1º encontro do fórum estadual de gestoras de políticas públicas para as mulheres
Galeria estourada Vereador Galeguinho cobra conserto de galerias estouradas e reforça necessidade de ampliação das equipes em Patos
Transporte Escolar Prefeitura de Catingueira recebe novo ônibus escolar através do PAC, reforçando o transporte de estudantes
POSSE TCE-PB empossa em sessão solene do Pleno os novos conselheiros Deusdete Queiroga Filho e Taciano Diniz
CÂMARA MUNICIPAL Vereadoras cobram melhorias e denunciam problemas na Delegacia da Mulher de Patos durante sessão na Câmara
NOVA LEI Lei de Francisca Motta garante direito à amamentação durante concursos públicos na Paraíba Mín. 22° Máx. 34°