Terça, 22 de Outubro de 2024
Dr. Jeann Santiago
Banner Topazio Tintas
Onco Patos
UNIFIP
Banner Dra Rhaissa
Banner Veve Cell
Política Politica

Aumento da gasolina e do diesel vai gerar ‘onda de inflação’ nos preços dos alimentos e serviços, analisa economista

Rodrigo Leone também mencionou que o efeito cascata desse reajuste dos combustíveis vai gerar inflação e a possibilidade de aumento entre 0,7 e 0,8 no IPCA

16/08/2023 às 23h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: ClickPB
Compartilhe:

O aumento no preço da gasolina e, principalmente, do diesel vai desencadear uma onda de inflação em outros setores da economia e aumento de preços de produtos. A análise foi feita nesta terça-feira (15) ao ClickPB pelo economista Rodrigo Leone após a Petrobras anunciar aumento de 16,3% da gasolina e de 25,8% do diesel. 

Continua após a publicidade

O reajuste é válido a partir desta quarta-feira (16) e deve encarecer a gasolina em até R$ 0,41 por litro e R$ 0,78 no litro do diesel.

Ao ClickPB, Rodrigo Leone falou que o reajuste no diesel vai desencadear aumento no preço dos fretes cobrados pelos caminhoneiros, que repassar os custos aos compradores que, consequentemente, vão aumentar os valores aos consumidores.

Continua após a publicidade
Banner Veve Cell

Rodrigo Leone também mencionou que o efeito cascata desse reajuste dos combustíveis vai gerar inflação e a possibilidade de aumento entre 0,7 e 0,8 no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um dos índices de inflação mais tradicionais e importantes do país.

“O aumento, principalmente do diesel, vai espalhar inflação pelos demais setores. Aumenta o frete, que causará aumento em toda cadeia produtiva, já que o maior modal no Brasil é o caminhão, chegando até o consumidor. É um aumento em cadeia, que deve gerar aumento de 0,7 a 0,8 no IPCA do próximo mês”, afirmou Rodrigo Leone ao ClickPB.

Continua após a publicidade
Banner Dra Rhaissa

O economista lembrou, no entanto, que esse reajuste anunciado pela Petrobras é uma recuperação de preços que a estatal vem fazendo, já que os combustíveis comercializados no país estão com valor defasado com relação aos preços do petróleo no mercado internacional.

“Esse aumento é uma recuperação dos preços. A Petrobras vem represando o preço do petróleo, que está defasado. Pode ser bom em curto prazo por termos diesel e gasolina mais barato, mas em longo prazo represar o preço do petróleo no Brasil vai piorando as condições da Petrobras”, analisou Rodrigo Leone.

Fonte: ClickPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h05 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Qua 37°C 22°C
Qui 35°C 21°C
Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 38°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras