Em nota oficial divulgada na noite deste sábado, 26 de agosto, a diretoria do Sousa trouxe à público os ataques xenofóbicos sofridos por atletas e membros da comissão técnica durante o jogo de ida das quartas de finais da Série D, diante da Ferroviária, em São Paulo.
De acordo com o clube, um pequeno grupo de torcedores da equipe adversária se aproximou do banco de reservas do Dinossauro e começou a proferir palavras e frases com teor xenofóbico, como "miseráveis", "mortos de fome", além de chamar o atleta Maceió de "Índio".
O grupo de torcedores ainda disse que os profissionais estariam vendo água pela primeira vez, em um ato lamentável e repugnante.
Confira o conteúdo da nota abaixo:
O Sousa Esporte Clube condena atos de xenofobia cometidos na partida deste sábado, contra a Ferroviária. Um pequeno grupo de torcedores se aproximou do nosso banco de reservas e começou a gritar palavras como "miseráveis" e "mortos da fome" e chamando nosso atleta Maceió de “Índio” e que estávamos vendo água pela 1ª vez.
Não pode haver mais espaço no futebol e em nenhuma área da sociedade para qualquer tipo de preconceito, seja ele xenofóbico, homofóbico, racista, misógino ou de natureza qualquer. Não podemos tolerar nem nos calar.
Também através de nota, a Ferroviária-SP se pronunciou sobre o episódio denunciado pelo Sousa e afirmou não ter presenciado as manifestações preconceituosas, mas reafirmou que não compactua com esse tipo de atitude.
Confira a nota:
Em resposta a nota do Sousa, a direção da Ferroviária afirma que não presenciou as manifestações de preconceito contra atletas e membros da comissão técnica do Sousa Esporte Clube.
Aproveitamos a oportunidade para reafirmar que jamais pactuamos com esse tipo de atitude.
A Ferroviária é um clube que tem histórico de combate público à toda forma de preconceito e discriminação. Esta é a posição da instituição, da imensa maioria da nossa torcida e da população de Araraquara.
Dentro de campo, o Dinossauro saiu derrotado pelo placar de 1 a 0 e decidirá o acesso à Série C no próximo domingo, 03 de setembro, no Estádio Marizão, em Sousa, tendo que vencer pelo menos por um gol de diferença para levar a partida aos pênaltis. Dois ou mais gols classificam a equipe diretamente.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 37°