O Esporte de Patos deu adeus ao sonho de retorno à Primeira Divisão! Jogando dentro de seus domínios e com a vantagem de 3x2 imposta no primeiro jogo, o Patinho frustrou o torcedor presente no Estádio José Cavalcanti e perdeu para o Pombal EC na tarde deste domingo (15).
A partida do alvirrubro foi muito apática e o Carcará dominou praticamente todas as ações do jogo, principalmente na primeira etapa, quando teve duas penalidades. A equipe pombalense venceu por 2 a 0, com gols de Pedrinho, aos 8 minutos do primeiro tempo, e Betinho, aos 33' da etapa final, carimbando sua vaga na elite do futebol paraibano em 2024 e também na finalíssima da Segunda Divisão.
Um feito inédito e histórico para o Carcará, que em pouco tempo de existência se torna o primeiro time da história a conseguir dois acessos seguidos no Paraibano. No ano passado, a equipe foi campeã da 3ª Divisão e agora se coloca entre os grandes do Estado.
Na final, o Pombal encara o Atlético de Cajazeiras, que bateu novamente o Confiança por 5x1, no Perpetão, e também garantiu o acesso. O Carcará, que é o atual campeão da 3ª Divisão, busca seu segundo título consecutivo de Paraibano.
Logo aos 6 minutos, o torcedor do alvirrubro teve o primeiro susto. Após cobrança de escanteio do Carcará, a bola sobrou para Pedrinho, que chutou e a finalização esbarrou no braço de Kel Baiano. Sem pestanejar, o árbitro assinalou a marca da cal, pênalti para o Pombal. Na cobrança, Alisson Bahia bateu rasteiro no canto direito e o goleiro Gatito caiu encaixado com a bola.
No entanto, enquanto o torcedor ainda comemorava a defesa da penalidade, o Pombal chegou ao seu primeiro gol 2 minutos depois. Aos 8', Betinho encontrou o camisa 10, Pedrinho, livre dentro da área, ele dominou no peito, chutou cruzado, o goleiro Gatito ainda chegou a defender, mas não foi suficiente para evitar que a bola entrasse. Esporte 0x1 Pombal.
O Pombal EC seguiu pressionando e aos 33 minutos teve mais um pênalti a seu favor. Betinho recebeu lançamento e foi derrubado na área. Alisson Bahia foi novamente para a cobrança e esbarrou mais um vez no goleiro Gatito, para alívio do torcedor do Patinho que se via em apuros.
No segundo tempo, a dinâmica do jogo se manteve a mesma, com o Pombal se sentindo "em casa" e tendo a iniciativa de buscar o gol, enquanto o Esporte seguia com uma postura retraída e pouco criativa. Um dos principais destaques negativos por parte do alvirrubro foi o atacante Kel Baiano, que além do pênalti cometido no início da partida, não acertou praticamente nenhuma das jogadas que tentou. E foi em um desses erros que o Carcará encontrou seu segundo gol.
Aos 33 minutos da etapa final, Kel Baiano errou passe no meio de campo e deu ao Pombal o contra-ataque. Betinho recebeu livre pela ponta esquerda, tirou do goleiro Gatito e mandou para o fundo das redes, decretando o gol que garantiu o acesso inédito à elite do futebol paraibano e também a vaga na final.
O resultado foi decepcionante para o torcedor do Esporte, que comparaceu em bom número para apoiar o time, mas acabou frustrado e ficará mais um ano longe da primeira prateleira do futebol estadual.
A esperança era de que o alvirrubro conseguisse o acesso, já que vinha com uma campanha sólida até aqui na competição, tendo a melhor campanha da fase de grupos e apenas 1 derrota.
Com isso, em 2024 o Terror do Sertão disputará novamente a segundona e o patoense não terá, mais uma vez, a chance de acompanhar o clássico Esporte x Nacional. A última participação do Patinho na Primeira Divisão foi no ano de 2019, quando acabou rebaixado.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°