
Não só no município de Patos, mas nacionalmente, há um aumento no número de casos de esporotricose em gatos. O veterinário do Canil Municipal de Patos, Dilermando Dantas, vem alertando os moradores sobre essa doença que afeta os animais de estimação e que é contagiosa.
A esporotricose é uma doença causada por um fungo que se aproveita dos gatos como sua principal fonte de infecção. Dilermando Dantas explicou que a prevalência dessa enfermidade vem crescendo gradualmente, tornando-se um problema de saúde pública na região. Os principais sintomas da esporotricose incluem feridas e lesões na pele dos felinos, o que a torna facilmente perceptível. Para confirmar o diagnóstico, um exame clínico laboratorial é necessário, ressaltando a importância da busca por cuidados veterinários especializados.
Além disso, o veterinário enfatiza que os tutores dos gatos precisam estar atentos aos sintomas e à possível contaminação de seres humanos. A esporotricose é zoonótica, o que significa que pode ser transmitida aos humanos. Portanto, é fundamental tomar precauções para evitar a disseminação da doença.
Dilermando orienta a os tutores que é importante manter os gatos em ambientes controlados, minimizando seu contato com potenciais fontes de infecção, como solo contaminado.
Ouça mais detalhes abaixo:
Patosonline.com
Áudio: Wânia Nóbrega / Rádio Espinharas FM
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro
Evangelização Igreja Movimento realiza ações pelas ruas de Patos e leva orações e mensagens de fé à população
Serviços Diretora da Casa da Cidadania explica mudanças no agendamento de serviços nos últimos dias do ano
Data folha Pesquisa aponta que o Brasil tem 40% de petistas e 34% de bolsonaristas
Ação solidária Projeto “Transformando em Amor”, do jovem Nycollas Feitosa, realiza ação solidária e distribui cestas básicas em Patos
Luto! Morre em Campina Grande o patoense Severino Soares de Albuquerque, aos 69 anos
Evangelização Passagem realiza o evento “Passagem para Cristo” com noite de louvor e adoração na praça pública no próximo domingo (28) Mín. 23° Máx. 37°