
A prática de queimadas em algumas regiões da Paraíba, além dos danos ambientais, também vem afetando a rede elétrica do estado, causando prejuízos e oferecendo risco a população. Por isso, a Energisa reforça a importância de medidas preventivas para evitar incêndios, garantir a segurança e prevenir interrupções do fornecimento de energia. Entre os meses de janeiro a outubro de 2023 foram registradas mais de 10 ocorrências em função de queimadas, pelas quais mais de 90 mil clientes ficaram sem energia.
De acordo com o gerente de operações Felipe Costa, a combinação de clima seco e ventos fortes cria um ambiente propício para o alastramento das chamas, representando riscos significativos para a rede elétrica e para a população. “Queimadas próximas à rede elétrica podem resultar em danos à infraestrutura, interrupções no fornecimento de energia e, o que é ainda mais alarmante, ameaçar a vida das pessoas”, reforça.
A falta de luz, para além de danos domésticos, pode prejudicar o funcionamento de escolas, lojas comerciais, hospitais e bancos. A prática também pode colocar em risco a vida das pessoas.
Para prevenir, o gerente oferece algumas dicas importantes como não fazer queimadas irregulares para limpar pastagem ou plantio agrícola; apagar as pontas de cigarro antes de jogá-las em lixeiras; não jogar cigarros ou fósforos à beira de estradas ou perto de campos e florestas; manter terrenos limpos; fazer aceiros ao redor de casas, currais, celeiros e outras construções e mantê-los roçados; não deixar restos de cortes de árvores, plantações ou pastagens acumuladas na beira da estrada para que não seja incendiado; não queimar o lixo doméstico; não acender fogueiras perto da vegetação e não soltar balões.
No caso de sinal de fumaça ou foco de incêndio é preciso entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, através do número 193. Caso o fogo esteja próximo à rede elétrica, ligar para a Energisa, através do número 0800 083 0196.
Por Assessoria/Energisa
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira Mín. 23° Máx. 36°