
A prática de queimadas em algumas regiões da Paraíba, além dos danos ambientais, também vem afetando a rede elétrica do estado, causando prejuízos e oferecendo risco a população. Por isso, a Energisa reforça a importância de medidas preventivas para evitar incêndios, garantir a segurança e prevenir interrupções do fornecimento de energia. Entre os meses de janeiro a outubro de 2023 foram registradas mais de 10 ocorrências em função de queimadas, pelas quais mais de 90 mil clientes ficaram sem energia.
De acordo com o gerente de operações Felipe Costa, a combinação de clima seco e ventos fortes cria um ambiente propício para o alastramento das chamas, representando riscos significativos para a rede elétrica e para a população. “Queimadas próximas à rede elétrica podem resultar em danos à infraestrutura, interrupções no fornecimento de energia e, o que é ainda mais alarmante, ameaçar a vida das pessoas”, reforça.
A falta de luz, para além de danos domésticos, pode prejudicar o funcionamento de escolas, lojas comerciais, hospitais e bancos. A prática também pode colocar em risco a vida das pessoas.
Para prevenir, o gerente oferece algumas dicas importantes como não fazer queimadas irregulares para limpar pastagem ou plantio agrícola; apagar as pontas de cigarro antes de jogá-las em lixeiras; não jogar cigarros ou fósforos à beira de estradas ou perto de campos e florestas; manter terrenos limpos; fazer aceiros ao redor de casas, currais, celeiros e outras construções e mantê-los roçados; não deixar restos de cortes de árvores, plantações ou pastagens acumuladas na beira da estrada para que não seja incendiado; não queimar o lixo doméstico; não acender fogueiras perto da vegetação e não soltar balões.
No caso de sinal de fumaça ou foco de incêndio é preciso entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, através do número 193. Caso o fogo esteja próximo à rede elétrica, ligar para a Energisa, através do número 0800 083 0196.
Por Assessoria/Energisa
TELEXYON Estudantes da UEPB de Patos avançam para as semifinais de competição internacional de startups
São João de Patos Lançada em Patos Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no São João
Homenagem Cardeal Dom Paulo Cezar Costa e o advogado patoense Kildare Meira são os novos cidadãos honorários de Brasília Mín. 20° Máx. 35°