O projeto de transposição do Rio São Francisco, considerado por muitos como a redenção do Nordeste, enfrenta um novo desafio na Paraíba. O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que havia se beneficiado da transposição para sair do volume morto em 2017, agora se depara com uma situação crítica.
De acordo com o especialista em recursos hídricos, Isnaldo Cândido, as águas do Rio São Francisco, que chegam à cidade de Monteiro, não estão sendo direcionadas para o açude Epitácio Pessoa, localizado a cerca de 140 quilômetros de distância. Segundo ele, enquanto em Monteiro chegam aproximadamente 2 mil litros por segundo, em Boqueirão, a entrada de água é praticamente nula.
O especialista levanta a hipótese de que parte da água está sendo desviada pelo leito do Rio Paraíba, indicando que a evaporação por si só não seria responsável por essa disparidade.
O açude Epitácio Pessoa, com capacidade para armazenar mais de 411 milhões de metros cúbicos de água e atualmente com 39,75%, voltou a receber as águas do São Francisco há dois anos, segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), após a abertura das comportas do açude de Camalaú, que faz parte do projeto de transposição pelo Eixo Leste no Cariri paraibano.

A água da transposição do Rio São Francisco chegou à cidade de Monteiro, na Paraíba, através do eixo leste. Neste trecho, a água é captada na cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco e viaja por 208 quilômetros até chegar à cidade paraibana. As águas chegaram a Monteiro, no dia 8 de março daquele ano.
A transposição, inicialmente vista como uma solução para evitar o colapso no abastecimento de Campina Grande e cidades vizinhas, não tem cumprido suas expectativas na recarga do açude Epitácio Pessoa. O manancial, que chegou a 2,9% de sua capacidade durante a crise hídrica em 2017, dependeu, nos últimos anos, principalmente das chuvas para recuperar seu nível.
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Boqueirão está monitorando a situação, mas a comunidade local expressa preocupação com a possibilidade de uma nova crise hídrica na região.
Por Patosonline.com
Com informações de Severino Lopes/PB Agora
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira Mín. 23° Máx. 36°