
O meteorologista patoense, Mário de Miranda Leitão, explicou, em contato com o jornalista Marcos Oliveira, da Rádio Espinharas FM, que uma grande nuvem vertical chamada “Cumulus Nimbus”, foi o fenômeno causador das chuvas com rajadas de ventos fortes ocorrida nesta terça-feira, 26, na cidade de Itaporanga-PB.
Mário Leitão detalhou que a chuva ocorrida em Itaporanga nesta terça-feira, 26, foi semelhante a grande chuva ocorrida na cidade de Patos, em 13 de abril de 2009, que registrou até 287 milímetros em alguns bairros da cidade em poucas horas.
“É comum acontecer sempre que há uma convergência de umidade e se forma em qualquer lugar, ou seja, pode acontecer em qualquer lugar. Isso aconteceu em Patos, quando em abril de 2009, choveu em uma noite mais de 280 milímetros em poucas horas, causando muito estrago em vários lugares”, disse Mário Leitão.
Ele acrescentou que esse tipo de nuvem de até oito quilômetros de extensão horizontal, produz ventos muito fortes, proporcionando chuvas acentuadas e com rajadas de ventos nas áreas atingidas.
A intensidade do vento e da chuva, chegaram a derrubar árvores, causar danos a veículos e comprometer estruturas locais em diversos imóveis da cidade, temporal que chamou a atenção dos moradores e circulou em todo o estado pelas redes sociais.
O meteorologista encerrou dizendo que esta é uma situação pouco frequente para o Sertão da Paraíba, mas que pode vir a ser registrada, quando existirem condições que propiciem a sua ocorrência.
Ouça mais detalhes abaixo:
Por Genival Junior - Patosonline.com
Gramado Prefeitura de Santa Terezinha inicia implantação do gramado e modernização do estádio municipal
Cronograma Cagepa divulga cronograma de abastecimento de água para São Mamede e Cacimba de Areia em fevereiro
Em reunião Bonfim Folia 2026: organização define espaços e logística para barraqueiros e ambulantes
CACIMBA FOLIA Cacimba Folia promete movimentar Cacimba de Areia com quatro dias de festa e grandes atrações
Caatinga Macacos-prego voltam a aparecer em Vista Serrana durante período de seca prolongada
Bonfim Folia 2026 Prefeitura de São José do Bonfim convoca comerciantes e ambulantes para reunião sobre o Bonfim Folia 2026
Falta de água Cagepa anuncia suspensão do abastecimento de água em Patos e mais de 10 cidades nesta terça-feira (27)
Ação Administrativa Decreto de calamidade em Mãe d’Água: prefeito corta gastos e prioriza atendimento à população
SECA Crise hídrica se agrava no Sertão: 75% dos açudes do estado estão abaixo de 50% da capacidade e 46 reservatórios têm menos de 10% Mín. 22° Máx. 38°