Domingo, 25 de Janeiro de 2026
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Nissa Niscar PB
Banner Vera Cruz Topo
Regional SECA

Crise hídrica se agrava no Sertão: 75% dos açudes do estado estão abaixo de 50% da capacidade e 46 reservatórios têm menos de 10%

Comunidades sertanejas dependem de carros-pipa. Poções e São José são os únicos sangrando, segundo a AESA

25/01/2026 às 11h40 Atualizada em 25/01/2026 às 11h42
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

A Paraíba enfrenta um quadro crítico de insegurança hídrica, com impacto mais severo no Sertão. Em Patos, principal cidade da região, já foi adotado racionamento no abastecimento para consumo humano, enquanto diversas comunidades sertanejas passaram a depender de carros-pipa para receber água.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com a Agência Estadual de Gestão das Águas (AESA), no momento 75% dos açudes paraibanos estão com nível abaixo da metade da capacidade. Em alguns casos, os reservatórios estão completamente vazios. No sentido oposto, apenas dois açudes no estado — Poções e São José — estão sangrando, ou seja, acima do limite de armazenamento. Outros 20 apresentam volumes entre 70% e 100%, e 12 estão em normalidade, com 50% a 70% da capacidade.

A maior parte dos mananciais encontra-se em faixas de alerta. Há 36 reservatórios em observação (20% a 50% do volume), 20 em estado de atenção (10% a 20%) e 46 em condição mais grave, com menos de 10% da capacidade — entre estes, alguns já completamente secos, como Sabonete, Jeremias, Gurjão e Caraibeiras.

No Sertão, o cenário pressiona o abastecimento urbano e rural. Além do racionamento em Patos, relatos de intermitência no fornecimento e a intensificação do uso de carros-pipa evidenciam a dependência de soluções emergenciais para garantir o consumo básico da população.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O que são açudes Açudes são barragens ou reservatórios artificiais construídos para reter águas de chuva ou de rios, muito comuns no Nordeste para enfrentar estiagens. Podem ser erguidos com terra, alvenaria ou concreto e têm múltiplos usos: abastecimento humano, dessedentação animal, irrigação e, em alguns casos, geração de energia. Em períodos de seca prolongada, a redução do volume armazenado compromete diretamente a segurança hídrica das cidades e comunidades rurais.

Patosonline.com
Com informações da AESA 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 38°

Seg 35°C 23°C
Ter 33°C 23°C
Qua 33°C 23°C
Qui 32°C 24°C
Sex 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras