A Paraíba registrou uma média de 51 estupros por mês em 2023. Os dados do Painel de Indicadores Estatísticos de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, indicam que, em 2023, a 618 pessoas foram estupradas na Paraíba.
Além do número alto - representando, em média, 2 estupros por dia, também indica um aumento de 23,11% em relação a 2022, quando 502 estupros foram registrados na Paraíba.
Conforme os dados, dos 618 casos, 565 foram com vítimas do sexo feminino, 51 com vítimas do sexo masculino e 2 sem informação. A taxa de estupro, na Paraíba, em 2023, foi de 15, 08 por 100 mil habitantes.
Os meses com mais casos foram os de outubro e novembro, com 73 e 64 casos, respectivamente.
Casos de estupros mês a mês na Paraíba em 2023
Aumento entre 2022 e 2023 foi superior a 20%JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgostoSetembroOutubroNovembroDezembro304050607080
Os dados do Painel de Indicadores Estatísticos de Segurança Pública também mostram que número de feminicídios na Paraíba cresceu 34,6% entre 2022 e 2023. Em 2023, a Paraíba registrou 35 feminicídios, contra 26 em 2022, um aumento de nove casos em números absolutos.
Na Paraíba, em média duas mulheres foram mortas por mês em 2023 por sua condição de gênero. A Lei nº 13.104/2015 torna o feminicídio um homicídio qualificado e o coloca na lista de crimes hediondos, com penas mais altas. Conforme a lei, considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
Em números absolutos, apesar de ter registrado crescimento nos casos de feminicídios, a Paraíba se posiciona como o quinto estado do nordeste com menos casos. No entanto, avaliando a taxa de feminicídios por 100 mil habitantes, de modo proporcional, a Paraíba lidera o indicador, apresentando o pior cenário.
Fonte - G1/PB
Imagem - Reprodução arquivos
Prisões DHE cumpre mandados de prisão e captura suspeitos de homicídios e organização criminosa na região de Patos
Promoção Diretor do CICC de Patos, teixeirense Jurandy Monteiro é promovido a coronel da Polícia Militar da Paraíba
Identificação Corpos encontrados em área de mata em João Pessoa são de trabalhadores da Bahia desaparecidos
Posse NOVOS SERVIDORES: Cerca de 350 novos policiais civis começam a tomar posse como servidores estaduais
Estupro Na Paraíba: Polícia Civil prende dois homens acusados de estupro de vulnerável contra irmães menores de idade
Chacina Quatro corpos são encontrados em área de mata no bairro Brisamar, em João Pessoa
Novo comando Do Sertão: coronéis Ronildo Souza e Douglas Araújo são oficializados como novos comandante-geral e subcomandante da Polícia Militar da Paraíba
Eoneração Comandante-geral da Polícia Militar e comandante do 21º BPM pedem exoneração dos cargos na Paraíba
Incêndio em veículo Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em São José do Bonfim Mín. 22° Máx. 33°