
A juíza Silmary Alves de Queiroga Vita, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, proferiu uma decisão que obriga o Município de Campina Grande a apresentar um plano para acabar com o transporte animal de tração. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (19), em resposta a uma ação civil pública movida pelo Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas.
O Instituto acionou a Prefeitura de Campina Grande, alegando que o município não estava cumprindo uma lei que versa sobre a fiscalização e extinção do transporte animal por tração. Além disso, o Instituto denunciou práticas diárias de maus-tratos a cavalos e jumentos utilizados por carroceiros na cidade. Outro ponto levantado foi a ausência de um cadastro municipal de carroças e condutores, bem como a falta de informações sobre os animais empregados nessas atividades.
Na decisão, a juíza reconheceu que a Prefeitura tem realizado algumas ações de fiscalização e coibição do transporte de tração animal, porém determinou que seja apresentado um plano de manejo e ação para fiscalizar essa prática.
"A condenação impõe ao promovido a obrigação de apresentar um plano de manejo e de realização/concretização das políticas públicas para cumprimento da Lei Municipal nº 5.212/12, no prazo de seis meses. Além disso, deverá realizar as fiscalizações exigidas pela lei mencionada e cumprir as obrigações descritas no documento referenciado, em consonância com o que for apresentado no Plano de Manejo das Políticas Públicas", afirmou a juíza em sua decisão.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo clikpb
Imagem internet (foto: n/d) - publicada no site https://www.change.org/
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira Mín. ° Máx. °