Como a população patoense reage a isso? Alguns não querem ajudá-los para não trazerem mais deles pra cá, outros dizem que são gordos e preguiçosos, outros são xenofóbicos com eles dizendo que é melhor ajudar os moradores de rua daqui da cidade ao invés deles.
Alguns querem colocar nas costas da Igreja Católica (ASDP e Casa da Misericórdia) ou à Igreja Congregacional de Patos, a responsabilidade de ajudá-los, mas a Igreja não é uma Instituição de Caridade (apesar de ter diversos projetos sociais) ou uma Gerência de RH, mas sim um Local cuja sua missão principal é: Pregar Cristo Crucificado (1 Coríntios 1:23). Sendo assim, não podemos jogar a responsabilidade do Poder Municipal nas costas da Igreja, e por isso, eu, professor Ronaldo Leite, apresentei uma denúncia ao MPPB para o cumprimento da Lei Federal n° 13.684 para ajudar esses venezuelanos.
Antes de entrar com essa ação junto ao MPPB, eu pesquisei pra saber se o Poder Municipal já havia feito algo por eles, no site Portal40graus, diz que houve uma reunião entre vários setores da prefeitura e outras instituições em maio de 2021. Em uma reportagem do Patosonline, os membros da Igreja Congregacional de Patos, afirmam que as coisas decidas na reunião (matéria citada anteriormente) que ajuda não chegou, reportagem de 8 de junho de 2021. Pra mim está claro que "tal" ajuda não chegou, por isso pedi ao MPPB para tomar providências a respeito disso!
"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e me destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vististes-me; adoeci, e visistastes-me."(Mateus 25:35-36).
PDF da notícia de fato que enviei ao MPPB!
Professor Ronaldo
Mín. 24° Máx. 37°