Locais Denúncia

Internauta denuncia dificuldades para atendimento de sua mãe idosa na UBS do bairro Bivar Olinto; Secretaria de Saúde se pronuncia

O episódio mais recente aconteceu na manhã de ontem (02), quando ela buscou atendimento diante do inchaço apresentado pela idosa, mas não obteve sucesso e teve que ir até a UPA.

03/04/2024 às 14h30 Atualizada em 03/04/2024 às 14h45
Por: Felipe Vilar Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (02), a redação do Patosonline.com foi procurada pela internauta Maria da Guia, residente no bairro Bivar Olinto, em Patos, fazendo uma reclamação acerca das dificuldades para conseguir atendimento para sua mãe, a senhora Francisca Florentino de Souza, de 73 anos, na UBS Sebastiana Xavier. 

Continua após a publicidade

Maria da Guia conta que desde novembro do ano passado (2023) sua mãe foi diagnosticada com câncer de pele, passando por duas cirurgias. A internauta informou que sempre que procura a unidade para realizar a troca dos curativos as equipes não vão até a residência, disponibilizando apenas o material. Além disso, ela relatou que a Agente Comunitária de Saúde do setor está de liçença e a substituta não realiza visita no imóvel há cerca de dois meses. 

O episódio mais recente, porém, aconteceu na manhã de ontem (02), quando ela buscou atendimento diante do inchaço apresentado pela idosa, mas não obteve sucesso e teve que ir até a UPA. No entanto, o médico da UPA pediu para que ela procurasse a UBS para verificar o medicamento que a paciente está fazendo uso e que foi prescrito pela unidade. 

"Hoje fui procurar o postinho, porque ela está inchada, e não me atenderam, eu tenho que agendar atendimento, nunca estão disponíveis pra nada. Até hoje não recebeu uma visita em casa e sempre que procuro nunca está disponível, tenho que agendar atendimento. Onde está o direito do idoso? Fui 7 horas, me falaram que só atende os agendamentos, retornei lá de 9 horas não tinha mais atendimento, estavam sem fazer mais nada, não custava colocar uma idosa em caso de urgência. Não me atenderam, fui na UPA com ela, o médico fez eletro de coração e estão suspeitando do medicamento e esse medicamento tem que ser verificado pela UBS", expressou. 

O que diz a Secretaria de Saúde?

Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, que enviou a seguinte nota:

"Diante das denúncias de supostas irregularidades na UBS Sebastiana Xavier, reafirmamos nosso compromisso com a qualidade do atendimento. As preocupações serão investigadas pela Gerência de Atenção Básica para correção, caso necessário, assegurando o padrão de cuidado aos pacientes. Mantemos transparência e incentivamos a comunidade a compartilhar preocupações para melhorias contínuas."

Por Patosonline.com