Nesta terça-feira (02), a redação do Patosonline.com foi procurada pela internauta Maria da Guia, residente no bairro Bivar Olinto, em Patos, fazendo uma reclamação acerca das dificuldades para conseguir atendimento para sua mãe, a senhora Francisca Florentino de Souza, de 73 anos, na UBS Sebastiana Xavier.
Maria da Guia conta que desde novembro do ano passado (2023) sua mãe foi diagnosticada com câncer de pele, passando por duas cirurgias. A internauta informou que sempre que procura a unidade para realizar a troca dos curativos as equipes não vão até a residência, disponibilizando apenas o material. Além disso, ela relatou que a Agente Comunitária de Saúde do setor está de liçença e a substituta não realiza visita no imóvel há cerca de dois meses.
O episódio mais recente, porém, aconteceu na manhã de ontem (02), quando ela buscou atendimento diante do inchaço apresentado pela idosa, mas não obteve sucesso e teve que ir até a UPA. No entanto, o médico da UPA pediu para que ela procurasse a UBS para verificar o medicamento que a paciente está fazendo uso e que foi prescrito pela unidade.
"Hoje fui procurar o postinho, porque ela está inchada, e não me atenderam, eu tenho que agendar atendimento, nunca estão disponíveis pra nada. Até hoje não recebeu uma visita em casa e sempre que procuro nunca está disponível, tenho que agendar atendimento. Onde está o direito do idoso? Fui 7 horas, me falaram que só atende os agendamentos, retornei lá de 9 horas não tinha mais atendimento, estavam sem fazer mais nada, não custava colocar uma idosa em caso de urgência. Não me atenderam, fui na UPA com ela, o médico fez eletro de coração e estão suspeitando do medicamento e esse medicamento tem que ser verificado pela UBS", expressou.
Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, que enviou a seguinte nota:
"Diante das denúncias de supostas irregularidades na UBS Sebastiana Xavier, reafirmamos nosso compromisso com a qualidade do atendimento. As preocupações serão investigadas pela Gerência de Atenção Básica para correção, caso necessário, assegurando o padrão de cuidado aos pacientes. Mantemos transparência e incentivamos a comunidade a compartilhar preocupações para melhorias contínuas."
Por Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 36°