Terça, 29 de Julho de 2025
UNIFIP
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
Banner Psique
Banner Dr Romulo
Banner Dr Luiz Severo
Gerais Greve

Professores da UFPB pressionam Governo e aprovam indicativo de greve

A assembleia docente também aprovou paralisação de 24 horas na UFPB no próximo dia 17

04/04/2024 às 09h25
Por: Marcos Oliveira Fonte: Maispb
Compartilhe:
Foto - SINASEFE
Foto - SINASEFE

Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovaram, na manhã desta quarta-feira (3), em assembleia geral da categoria, um indicativo de greve, sem definição de data, para pressionar o Governo Federal na negociação por reajuste salarial e melhorias na Educação.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

No total, a proposta de indicativo de greve recebeu 130 votos a favor e 84 contrários. Já em relação à data, 166 votaram pelo indicativo sem data e 21 pelo indicativo com data.

A assembleia docente também aprovou paralisação de 24 horas na UFPB no próximo dia 17, para que a categoria possa se integrar à mobilização nacional marcada para essa data, com a realização de uma marcha dos servidores públicos federais a Brasília para pressionar o Governo. A atividade foi convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) dentro de uma grande ação com três dias de atividades (15, 16 e 17).

Com a aprovação do indicativo de greve sem data, os professores da UFPB endossaram a avaliação da Diretoria Executiva da ADUFPB em relação ao contexto da mobilização nacional. Na análise de conjuntura, apresentada durante a assembleia, o secretário-geral da entidade, Fernando Cunha, explicou que a maioria das universidades que realizaram assembleia desde 11 de março para discutir a possibilidade de greve é favorável à proposta sem data de deflagração.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

O Congresso do Andes – Sindicato Nacional deliberou em fevereiro pela realização de assembleias de base no período de 11 a 21 de março para discutir o indicativo de greve. Das 69 seções sindicais do país, 37 cumpriram a orientação. Dessas, quatro foram contrárias à greve, oito aprovaram indicativo com diferentes datas e 25 aprovaram propostas relativas à construção de greve e mobilização sem data definida.

“Esse foi o cenário que chegou à reunião do Setor das Federais, realizada no dia 22 de março”, explicou o secretário-geral da ADUFPB, Fernando Cunha. Entretanto, desse encontro saiu uma nova deliberação, orientando as seções sindicais a realizarem mais uma rodada de assembleias entre os dias 25 de março e 9 de abril, com indicação de greve para o dia 15 de abril. “A diretoria avalia que esse indicativo do Setor das Federais não bate com a realidade que os docentes do país indicam”, afirmou Fernando Cunha.

“Três assembleias já aconteceram desde o dia 25 de março: a da ADUF do Recôncavo Baiano, da Federal Rural do Rio de Janeiro e da Federal da Bahia. Todas as três indicaram o estado de mobilização e indicativo de greve sem data”, destaca. Segundo ele, os dados demonstram que os docentes do país são a favor da mobilização para pressionar o Governo, mas sem a definição de data de greve. É necessário, na opinião de Fernando Cunha, acompanhar o balanço do que vai acontecer nas próximas semanas.

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 13h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Qua 35°C 21°C
Qui 34°C 20°C
Sex 32°C 18°C
Sáb 32°C 21°C
Dom 33°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras