Na madrugada desta sexta-feira (19), cerca de 100 famílias ligadas ao Movimento Sem Terra da Paraíba (MST) realizaram uma ocupação em uma área de 500 hectares, localizada em Patos, no Sertão paraibano. A área em questão pertence à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, segundo o movimento, estava ociosa.
Até o momento, a empresa pública não se manifestou, mas disse que deve emitir uma nota em breve.
Segundo o movimento, a área pública com uma vasta imensidão de terra sem utilização escolhida para a construção do acampamento, tem como objetivo reivindicar ao estado a vistoria de terras improdutivas que não cumprem sua função social na região.
O MST informou que o acampamento conta com a presença de crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos em situação de vulnerabilidade social. Segundo o movimento, essa ação faz parte do Abril Vermelho, mês em que é lembrado o 28º aniversário do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996.
Naquele ano, em 17 de abril, 19 trabalhadores sem terra foram mortos em uma ação da Polícia Militar no município de Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará. Além disso, outras 79 pessoas ficaram feridas, duas das quais vieram a óbito no hospital após o ocorrido.
Por Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°