Uma Audiência Pública realizada na noite desta segunda-feira, 29 de abril, na Câmara Municipal de Patos, revelou um quadro alarmante sobre a situação das instituições federais de ensino superior na cidade. Funcionários, professores e alunos do IFPB (Instituto Federal da Paraíba) e UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) expuseram os desafios enfrentados, evidenciando uma realidade marcada pela precariedade educacional.
Entre os problemas destacados durante o encontro, estão a falta de verbas, a ausência de reajustes salariais para professores e funcionários, bem como a carência de incentivos para os estudantes, que sofrem com a falta de transporte escolar e alimentação nas instituições mencionadas.
Durante sua intervenção na audiência, o diretor do Campus do IFPB Patos, Ronaldo Lima, expressou sua preocupação e frustração diante da situação. Em seus comentários, Ronaldo não hesitou em fazer desabafos contundentes, proferindo frases impactantes como:
"Queremos que nossos impostos sejam transformados em serviços de qualidade para a sociedade", e ressaltou ainda: "Nós estamos no presente, precisamos resolver as questões do presente e não querer fazer política pública olhando pelo retrovisor".
Ele também enfatizou: "No Brasil, as conquistas nas áreas sociais são conquistadas com grande esforço, e na educação não tem sido diferente". [...]. Nossa aspiração é que a educação no Brasil se torne uma política de estado e não fique sujeita aos ciclos políticos dos governos", afirmou o administrador, destacando que a alternância de governos com ideologias distintas muitas vezes resulta na priorização de certos setores em detrimento de outros.
Áudio: Câmara Municipal, com edição de Higo de Figueirêdo/Rádio Espinharas FM
Mín. 24° Máx. 37°