Domingo, 24 de Novembro de 2024
Banner Dra Rhaissa
Banner Dr Romulo
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Priscylla
Banner Clima Sublime
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Política Polêmica

Vereadores de situação abandonam sessão da Câmara de Emas após Projeto do Executivo ser devolvido por apresentar inconstitucionalidade

O presidente da Câmara, Saturnino Azevedo, relatou nesta sexta-feira que a polêmica gira em torno de um projeto destinado exclusivamente ao pagamento de funcionários.

24/05/2024 às 16h00 Atualizada em 24/05/2024 às 23h31
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Blog do Jordan Bezerra
Compartilhe:
Vereadores de situação abandonam sessão da Câmara de Emas após Projeto do Executivo ser devolvido por apresentar inconstitucionalidade

Na última quinta-feira (23), vereadores da base da gestão municipal de Emas abandonaram o plenário da Câmara em um protesto acalorado após a mesa diretora apresentar supostas irregularidades no uso de recursos financeiros pela gestão municipal.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O presidente da Câmara, Saturnino Azevedo, relatou nesta sexta-feira que a polêmica gira em torno de um projeto destinado exclusivamente ao pagamento de funcionários. A gestão municipal teria aprovado a lei no dia 19 de dezembro de 2022 e, no dia seguinte, utilizado R$ 2.664.000,00 sem a devida autorização da Câmara, por meio de um decreto. Azevedo argumentou que tal ato desrespeitou o Poder Legislativo, caracterizando uma usurpação de competências dos vereadores.

Vereadores da oposição, Luiza e João Herculano, denunciaram a ação da prefeita Anete Loureiro como improbidade administrativa. O caso foi levado à Justiça e o Ministério Público encaminhou a denúncia ao Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB).

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

As contas da prefeita foram aprovadas pelo TCE-PB com ressalvas, mas os vereadores de oposição entraram com um recurso de reconsideração para que o Pleno do tribunal reavaliasse o caso. Paralelamente, o assessor jurídico da prefeita enviou um projeto de lei para convalidar a lei de 2021, tentando anular os projetos seguintes e, consequentemente, as denúncias. O presidente da Câmara, seguindo o regimento, devolveu o projeto por ser inconstitucional.

Na sessão desta quinta-feira, o presidente Saturnino Azevedo decidiu ler a justificativa para a devolução do projeto de lei complementar e questionar a prefeita sobre a utilização de R$ 13 milhões em recursos. Segundo a oposição, os valores deveriam ter sido usados para a construção de um matadouro e a compra de equipamentos para a Secretaria de Agricultura, mas nada foi feito, indicando uso indevido dos fundos.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Os vereadores da base da prefeita, descontentes com a apresentação das denúncias, deixaram a sessão em protesto, recusando-se a ouvir as alegações de supostas irregularidades na gestão municipal.

Veja abaixo um trecho da discussão durante a sessão ordinária:

 

View this post on Instagram

A post shared by Patos Online (@patosonline)

 

Por Patos Online
Com informações do Blog do Jordan Bezerra

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 07h07 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Seg 37°C 23°C
Ter 37°C 23°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras