Segunda, 25 de Novembro de 2024
Banner Hmais Onco
Banner Dra Rhaissa
Banner Topazio Tintas
Banner Dr Romulo
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Educação Greve

Professores da UEPB aprovam indicativo de greve e podem paralisar atividades por tempo indeterminado a partir do dia 19 de junho

A principal reivindicação é a retomada das negociações com o Governo do Estado sobre o pagamento do retroativo das progressões de carreira.

06/06/2024 às 21h30 Atualizada em 07/06/2024 às 12h41
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com ADUEPB
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) poderão iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 19 de junho. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 6 de junho, durante uma assembleia geral realizada pela Associação dos Docentes da UEPB (ADUEPB). A principal reivindicação é a retomada das negociações com o Governo do Estado sobre o pagamento do retroativo das progressões de carreira.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Desde novembro de 2023, quando a ADUEPB apresentou uma contraproposta à Procuradoria Geral do Estado (PGE), as negociações estão paralisadas. A presidenta da ADUEPB, Elisabete Vale, destacou que a categoria tem intensificado cobranças e mobilizações, além de manter diálogos com diversos secretários estaduais, sem obter qualquer resposta. 

A assembleia de hoje (06), realizada no Auditório 02 da Central Acadêmica Paulo Freire em Campina Grande e simultaneamente nos demais campi da universidade, contou com a participação de muitos docentes. Após quatro blocos de debates, a votação sobre o indicativo de greve teve 30 votos a favor e 21 contra.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Uma nova assembleia da ADUEPB está marcada para o dia 19 de junho, na qual a categoria irá avaliar a situação política e decidir se a greve será realmente deflagrada.

Os docentes esperam que o Governo do Estado apresente uma solução para a questão do retroativo das progressões de carreira, que tem sido um ponto de conflito e insatisfação entre os professores da UEPB.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Retroativo

O retroativo das progressões de carreira é referente a parte dos salários das/os professoras/es que deixou de ser paga pelos Governos estaduais no período de 2018 a 2023, porque a lei estadual Nº 10.660/2016 proibiu que os servidores do poder executivo progredissem em suas carreiras. Isso impediu que mesmo tendo direito, as/os docentes mudassem de nível e de categoria na sua carreira, com o crescimento de seus vencimentos. A última estimativa oficial é que o valor do retroativo seja de, no mínimo de R$ 75 milhões. As/os professoras/es querem que a gestão pague o valor até o final da governo de João Azevedo.

CONAD

Dentro da pauta da assembleia também ocorreu a escolha da delegação ao 67º CONAD do sindicato nacional dos docentes, o ANDES-SN, que ocorrerá no período de 26 a 28 de julho, em Belo Horizonte. Como delegado da ADUEPB foi escolha a diretora presidenta e como observadora suplente a diretora secretária, Raquel Porto. A professora Lourdes Sarmento participará como observadora.

Eleição

Como último ponto de pauta da assembleia foi discutida a questão das eleições na UEPB, em especial a organização do processo eleitoral para a escolha da nova/o reitora ou reitor da instituição, o período de campanha para as chapas inscritas e a realização de uma votação totalmente online, no próximo dia 13 de junho, para todos os segmentos da comunidade universitária.

Por Patos Online
Com informações da ADUEPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 07h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 37°

Ter 36°C 24°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 23°C
Sex 38°C 23°C
Sáb 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras