O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius, disse nesta sexta-feira (07), no programa Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas FM, que a companhia vem investindo no combate aos furtos de água, os chamados “gatos d’água”, em Patos e vários municípios do Sertão.
Ele afirmou que a empresa vem utilizando o serviço de tecnologia para detectar desvios de consumo em áreas residenciais e comerciais, o que tem diminuído de forma significativa esse tipo de ocorrência nos municípios do Sertão do estado.
“Os furtos de água são mais visíveis, mas a gente tem pequenos furtos que acontece nos desvios dos hidrômetros, e esse furto entra na contabilidade de tarifa sim. Você tem um grande imóvel, por exemplo, e aparece 3 ou 4 metros de água consumido, acende um sinal de alerta para averiguação de um eventual desvio”, explicou Marcos Vinícios.
Ainda de acordo com o presidente da companhia, a Paraíba tem estabelecido um programa institucional de redução de perdas, responsável por colocar o estado a frente de diversos estados do Nordeste e do Brasil, quanto a estado a perda de recursos devido e esse tipo de ato infracionário.
Ele finalizou dizendo que o Governo da Paraíba pretende investir cerca de R$ 90 milhões de reais em uma obra de reorganização da rede interna de abastecimento de água de Patos, nos próximos anos.
Mín. 23° Máx. 37°