
O desafio de atingir a meta de alfabetizar crianças até o final do 2º ano do Ensino Fudamental não foi atingido por 76 dos 223 municípios paraibanos. Ao todo, mais de 34% dos alunos matriculados nas redes municipais não atingiram a meta do Indicador Criança Alfabetizada.
O Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aponta como os dez piores desempenhos obtidos pelas cidades: São Miguel de Taipu (10,1), Cuité de Mamanguape (10,3), Duas Estradas (11,1), São José do Bonfim (12,0), Ibiara (13,1), Santa Cecília (13,4), Serra Redonda (14,6), Serra da Raiz (17,4), Itaporanga (18,0), Sossêgo (18,5).
Pelo ranking, o indicador aponta que os estudantes leem palavras, frases e textos curtos, localizam informações em textos curtos e inferem informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal.
O indicador é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O relatório revela, também, que alguns municípios vem superando a meta estipulada pelo governo federal. Marizópolis foi o primeiro e único município paraibano a atingir o índice de 100% no percentual de alunos alfabetizados, e faz parte dos 63 dos 5.570 municípios brasileiros que atingiram o índice máximo. A capital, João Pessoa, ocupa o primeiro lugar dos municípios com mais de 100 mil habitantes.
As 10 cidades paraibanas com os melhores índices são: Marizópolis (100,0), Pilõezinhos (98,6), Uiraúna (98,1), Princesa Isabel (97,5), Pedra Branca (95,6), São Domingos do Cariri (95,5), São Sebastião do Umbuzeiro (95,0), Areial (92,9), Zabelê (91,2), Manaíra (91,1).
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca garantir que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, com um foco especial em recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia.
Desempenho da Paraíba - A meta e índice de crianças alfabetizadas na idade certa na Paraíba é melhor do que antes da pandemia Em 2023, 51% das crianças paraibanas da rede pública de ensino alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Inep para o 2º ano do ensino fundamental. O resultado aponta um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao ano de 2019 – antes da pandemia –, quando, segundo o levantamento, o estado apresentou um índice de 45% de crianças alfabetizadas na idade certa.
As 10 cidades paraibanas com os melhores índices são:
As 10 cidades com os piores índices são:
Fonte: Portal T5
Matrícula Pais e responsáveis já podem renovar matrículas na Rede Municipal de educação de Patos até 23 de dezembro
Fim da greve! UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação
Destaque SESI Patos tem cinco projetos do ensino médio premiados na FENECIT e garante vagas para representar o Brasil na Itália, Peru, São Paulo e Amapá
FENECIT Estudantes do SESI Patos conquistam 1º lugar na categoria engenharia em feira científica no Recife e vão representar o Brasil na Itália Mín. 23° Máx. 37°