Terça, 18 de Junho de 2024
Dra Felianne
Onco Patos
UNIFIP
Dr. Jeann Santiago
Gerais É GREVE

Professores da UFCG iniciam greve por tempo indeterminado, aderindo à paralisação Nacional da Educação

"Este movimento de greve é um reflexo do descontentamento dos docentes com as condições de trabalho e a falta de respostas concretas do Governo Federal às suas reivindicações", diz a Nota dos professores. Veja

10/06/2024 às 14h00 Atualizada em 11/06/2024 às 00h32
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Imagem internet
Imagem internet

Os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) iniciaram, nesta segunda-feira (10), uma greve por tempo indeterminado. A ação é parte de uma adesão à greve nacional da educação federal, que atualmente envolve 63 universidades em todo o país.

Continua após a publicidade

A decisão de entrar em greve foi tomada após uma reunião da Associação de Docentes da UFCG (ADUFCG), onde foram discutidos os informes da greve nacional, as tentativas de negociação com o Governo Federal e as futuras atividades do Comando Nacional de Greve (CNG).

Os professores apresentaram uma contraproposta ao governo, reivindicando uma reposição salarial de 3,69% em 2024, baseada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado pelo Dieese até abril. Além disso, solicitam um aumento de 9% em janeiro de 2025 e 5,16% em maio de 2026. A proposta inclui também a aplicação linear dos steps para a progressão na carreira docente.

Outros pontos da pauta incluem a paridade salarial entre professores ativos e aposentados, o reposicionamento dos aposentados na posição relativa ao teto da carreira em que se encontravam no momento da aposentadoria, e a recomposição do orçamento das instituições federais de ensino superior em, no mínimo, R$ 2,5 bilhões para 2024. Os professores também pedem a atualização dos valores orçamentários para os níveis de 2016, corrigidos monetariamente.

Em um comunicado oficial, a reitoria da UFCG informou que se comprometeu a encaminhar as demandas das seções sindicais, que incluem a suspensão de matrículas e a revisão do calendário acadêmico do período 2024.1, para apreciação e deliberação do Colegiado Pleno do Conselho Universitário.

Comunicado da Reitoria da UFCG

A Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) reuniu-se virtualmente com representantes das associações de docentes ADUFCG e ADUF-Patos na manhã deste sábado, dia 8, para tratar dos encaminhamentos decorrentes da deflagração da greve dos professores, a partir da próxima segunda-feira, dia 10.

Após debater as pautas apresentadas, a Reitoria comprometeu-se a enviar as demandas das seções sindicais - referentes à suspensão de matrículas e do calendário acadêmico do período 2024.1 - para a apreciação e deliberação do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, considerando a amplitude da matéria e a necessidade de uma discussão com a comunidade acadêmica sobre as questões relacionadas ao tema.

A previsão é que a reunião extraordinária do Colegiado Pleno aconteça dentro do prazo regimental, a partir de 48 horas após a sua convocação, que ocorrerá tão logo o comando de greve oficialize a demanda junto à Reitoria. Até a deliberação deste colegiado, as ações administrativas, incluindo os procedimentos de matrícula, seguirão o curso normal.

Este movimento de greve é um reflexo do descontentamento dos docentes com as condições de trabalho e a falta de respostas concretas do Governo Federal às suas reivindicações. A paralisação promete impactar significativamente o calendário acadêmico e administrativo da instituição, enquanto se aguarda uma resolução que atenda às demandas da categoria.

Patosonline.com 

Texto produzido com base em informações divulagdas pelo maispb 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 00h07 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 33°

Qua 34°C 19°C
Qui 31°C 20°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 32°C 21°C
Dom 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras