
Os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) iniciaram, nesta segunda-feira (10), uma greve por tempo indeterminado. A ação é parte de uma adesão à greve nacional da educação federal, que atualmente envolve 63 universidades em todo o país.
A decisão de entrar em greve foi tomada após uma reunião da Associação de Docentes da UFCG (ADUFCG), onde foram discutidos os informes da greve nacional, as tentativas de negociação com o Governo Federal e as futuras atividades do Comando Nacional de Greve (CNG).
Os professores apresentaram uma contraproposta ao governo, reivindicando uma reposição salarial de 3,69% em 2024, baseada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado pelo Dieese até abril. Além disso, solicitam um aumento de 9% em janeiro de 2025 e 5,16% em maio de 2026. A proposta inclui também a aplicação linear dos steps para a progressão na carreira docente.
Outros pontos da pauta incluem a paridade salarial entre professores ativos e aposentados, o reposicionamento dos aposentados na posição relativa ao teto da carreira em que se encontravam no momento da aposentadoria, e a recomposição do orçamento das instituições federais de ensino superior em, no mínimo, R$ 2,5 bilhões para 2024. Os professores também pedem a atualização dos valores orçamentários para os níveis de 2016, corrigidos monetariamente.
Em um comunicado oficial, a reitoria da UFCG informou que se comprometeu a encaminhar as demandas das seções sindicais, que incluem a suspensão de matrículas e a revisão do calendário acadêmico do período 2024.1, para apreciação e deliberação do Colegiado Pleno do Conselho Universitário.
Comunicado da Reitoria da UFCG
A Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) reuniu-se virtualmente com representantes das associações de docentes ADUFCG e ADUF-Patos na manhã deste sábado, dia 8, para tratar dos encaminhamentos decorrentes da deflagração da greve dos professores, a partir da próxima segunda-feira, dia 10.
Após debater as pautas apresentadas, a Reitoria comprometeu-se a enviar as demandas das seções sindicais - referentes à suspensão de matrículas e do calendário acadêmico do período 2024.1 - para a apreciação e deliberação do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, considerando a amplitude da matéria e a necessidade de uma discussão com a comunidade acadêmica sobre as questões relacionadas ao tema.
A previsão é que a reunião extraordinária do Colegiado Pleno aconteça dentro do prazo regimental, a partir de 48 horas após a sua convocação, que ocorrerá tão logo o comando de greve oficialize a demanda junto à Reitoria. Até a deliberação deste colegiado, as ações administrativas, incluindo os procedimentos de matrícula, seguirão o curso normal.
Este movimento de greve é um reflexo do descontentamento dos docentes com as condições de trabalho e a falta de respostas concretas do Governo Federal às suas reivindicações. A paralisação promete impactar significativamente o calendário acadêmico e administrativo da instituição, enquanto se aguarda uma resolução que atenda às demandas da categoria.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulagdas pelo maispb
CNH do Brasil Detran da Paraíba emite a primeira CNH do Brasil em novo processo de aulas
Concurso público Paraíba tem 369 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 8,7 mil
Mega Sena Mega-Sena acumula, e Paraíba registra apostas premiadas na quina e quadra
Dinheiro 13º salário: segunda parcela cai até 19 de dezembro para 95,3 milhões de trabalhadores
Baixa Umidade Inmet emite alerta de baixa umidade para 124 municípios da Paraíba; índices podem cair a 20%
Campanha solidária Morador de Cacimba de Areia divulga vaquinha solidária para ajudar conterrâneo internado em São Paulo
Dezembro Vermelho Dezembro Vermelho: CTA/SAE realiza ação de prevenção e cuidado no Centro Pop
Oportunidade Colégio Santo Expedito está realizando matrículas para Ensino Fundamental e Médio com descontos de até 30% durante o mês de dezembro
Festejos Procissão de Santa Luzia deve registrar neste sábado (13) o maior público dos últimos anos; confira a programação Mín. 23° Máx. 37°