Domingo, 24 de Novembro de 2024
Banner Dra Rhaissa
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Topazio Tintas
UNIFIP
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Política Fogueiras juninas

Governador João Azevêdo veta revogação da lei e mantém proibição de acendimento de fogueiras em espaços urbanos

O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (28), uma data emblemática em que tradicionalmente são acesas fogueiras na véspera de São Pedro.

28/06/2024 às 11h45 Atualizada em 29/06/2024 às 22h07
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com g1 PB
Compartilhe:
Foto: Rafael Lima/PMC
Foto: Rafael Lima/PMC

O governador João Azevêdo (PSB) decidiu vetar a revogação da lei que proíbe o acendimento de fogueiras em espaços urbanos no estado da Paraíba. O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (28), uma data emblemática em que tradicionalmente são acesas fogueiras na véspera de São Pedro.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A proibição original entrou em vigor durante o auge da pandemia de Covid-19, em 2020, como uma medida de saúde pública. Profissionais de saúde alertaram na época que a fumaça das fogueiras poderia agravar as condições respiratórias das pessoas contaminadas pelo vírus.

Em sua justificativa do veto, o governador destacou que o estado recentemente decretou situação de emergência devido ao aumento dos casos de síndromes respiratórias. Ele apresentou dados sobre internações e a disponibilidade de leitos, enfatizando a necessidade de manter a proibição para proteger a saúde da população.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

“Ao contrário do que se pensa, a pandemia de Covid-19 ainda persiste. O que Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou foi o fim da Emergência de Saúde Pública da pandemia da Covid-19 em todo o planeta”, pontuou o gestor.

Debate na Assembleia Legislativa

A revogação da lei havia sido aprovada pelos deputados estaduais no último dia 4 de junho, após a análise de um projeto apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos). Antes de colocar o projeto em votação, Galdino consultou os demais deputados, reconhecendo que o tema dividia opiniões.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Os defensores da revogação argumentaram que, com o fim da pandemia de Covid-19, não havia mais justificativa para manter a proibição das fogueiras, que são uma tradição cultural profundamente enraizada na Paraíba.

Por outro lado, deputados como Jane Panta (PP) e Doutora Paula (PP) destacaram os problemas respiratórios contínuos enfrentados por muitos cidadãos, que não podem ser ignorados. Hervázio Bezerra (PSB) mencionou os riscos que as fogueiras representam para a rede elétrica e a saúde pública.

O deputado Chió (Rede) trouxe uma perspectiva ambiental ao debate, lembrando que a celebração do Meio Ambiente deve incentivar mudanças culturais necessárias para proteger o planeta. "Já foi costume ter um escravo servindo em casa e isso mudou", comparou ele.

Apesar dos argumentos contrários, a revogação da lei foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa. No entanto, com o veto do governador João Azevêdo, a proibição de acender fogueiras em espaços urbanos permanece em vigor.

 

Por Patos Online
Com g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 36°

Seg 37°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Qui 37°C 21°C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras