A ‘era Gabigol’ no Flamengo parece estar cada vez mais perto do final. Após declarações do empresário do atleta, o clube decidiu afastar o atacante do elenco e já considera negociar o ídolo da torcida na janela de transferências do meio do ano, meses antes do término do contrato do atleta.
Na tarde deste domingo (30), às 18h30 (de Brasília), o Rubro-Negro encara o Cruzeiro no Maracanã pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, o técnico Tite agora terá mais um desfalque para o confronto. Segundo apurou à ESPN, Gabigol foi afastado pelo clube e não estará entre os relacionados para a partida.
A diretoria do clube entendeu que as declarações de Junior Pedroso, empresário do atacante, na última sexta-feira (29), relevando incômodo com a negociação de renovação de contrato do jogador, acabou deixando o ambiente mais carregado.
Deste modo, assim como o agente disse, o clube entende que uma possível saída já nesta janela do meio do ano é possível. Com cinco jogos já disputados no Brasileirão, Gabriel não poderia bater no limite de sete partidas para que, caso saia do Flamengo para outro time do Brasil, ele consiga jogar a primeira divisão nacional.
Mas o time carioca entende que uma liberação no meio do ano não seria tão simples. A entidade só aceitaria perder um de seus maiores ídolos se recebesse uma compensação financeira que seja de interesse do clube. Caso contrário, Gabi permaneceria até o final de 2024, quando acaba o seu contrato. O nome do atacante já foi 'ventilado' em Palmeiras, Cruzeiro e Corinthians em 2024.
O afastamento do atleta ainda não é algo que seja definitivo. O Flamengo vai tratar a situação como ‘jogo a jogo’ daqui para frente. Então, ele pode voltar a ser relacionado pelo técnico Tite no futuro.
Na atual temporada, somando todas as competições, Gabigol soma 16 partidas com apenas três gols marcados e nenhuma assistência. Vale lembrar que o camisa 99 ficou um tempo suspenso por tentar fraudar o exame antidoping, mas conseguiu a liberação para atuar antes de ter o julgamento realizado.
A nova proposta rubro-negra foi a seguinte: uma renovação por um ano. Além disso, o jogador receberia um aumento salarial de 50%. No entanto, o agora camisa 99 não aceitou, emperrando o negócio.
A relação entre Gabigol e Flamengo está longe de ser boa. Em outubro da temporada passada, as partes tinham uma renovação por cinco anos encaminhada. Só que o desempenho técnico abaixo esperado do jogador fez a diretoria rubro-negra repensar no negócio.
Por ter vínculo até dezembro de 2024, Gabigol acabou ficando de lado na lista de prioridades para renovação. As situações de Everton Ribeiro, Filipe Luís e Bruno Henrique foram colocadas para frente. O meia saiu para o Bahia, enquanto o lateral decidiu se aposentar e foi contratado como técnico do sub-17 - agora já é o do sub-20. Já o atacante renovou por três temporadas.
E essa recusa inicial do clube carioca desagradou o lado do jogador. Sem o contrato de cinco anos à mesa, Gabigol decidiu recusar a oferta por um ano, aumentando ainda mais o desgaste entre as partes.
Na última quinta-feira (27), em entrevista ao canal Fala, João Guilherme, o presidente Rodolfo Landim esperou o cenário e falou abertamente sobre uma possível saída do atacante. O mandatário deixou claro que o clube não entraráem leilão. Caso Gabigol tenha uma oferta superior, a saída será o caminho.
"É uma discussão que a gente vem tendo já há algum tempo. E ela envolve basicamente duas coisas: valor e também prazo de contrato. A gente já procurou o Gabriel, fez uma oferta para ele. Essa oferta talvez não atenda aos interesses dele e, se não atender, o caminho natural dele vai ser, quando chegar ao final do ano, ele pode escolher onde vai. Se tiver uma oferta melhor que a do Flamengo, vai poder ir", falou Landim.
"Flamengo já fez oferta, agora depende dele. Ele pode dizer que a oferta não atende a ele. É um direito dele, é profissional. A partir de 1º de julho pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube. Faltam poucos dias inclusive. Mas assim: o que ele tinha de expectativa em cima de valores e de prazo de contrato, o Flamengo não aceitou", garantiu
Cruzeiro (C): 30/6, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Atlético-MG (F): 3/7, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Cuiabá (C): 6/7, 21h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN
Mín. 23° Máx. 36°