
Nos últimos anos, especialmente agora em 2024, as tradicionais bandas de forró, desde o pé de serra até as grandes bandas de sucesso das décadas de 1990 e 2000, perderam espaço nas grades de programação dos festejos juninos pelo Nordeste afora.
Isso se atribui muito ao que dita o mercado musical atualmente, influenciado pelas tecnologias e redes sociais que determinam o que tem sido considerado "sucesso" na era das "trends". Músicas com letras curtas e trechos chicletes vêm dominando as principais plataformas digitais e acabam invadindo eventos culturalmente históricos, como o São João.
Quem falou recentemente sobre o assunto foi o cantor e sanfoneiro Flávio José, um dos principais, senão o principal, representantes da cultura nordestina atualmente.
No último sábado (06), o cantor esteve se apresentando no tradicional São Pedro de São Mamede e levou cerca de 60 mil pessoas ao Parque de Eventos O Bezerrão. Após o show, o Patos Online entrevistou o artista, e nossa repórter Ana Beatriz o questionou sobre essa "invasão" que vem ocorrendo nos eventos juninos regionais.
Para Flávio, o público admirador do forró sempre existiu e ainda existe atualmente, no entanto, os promotores de eventos não têm observado dessa maneira e estão a cada ano tirando o espaço dos artistas tradicionais.
"Público existe, gigante, na nossa música. Agora, as pessoas que promovem não estão observando isso, e se estão observando, fazem de conta que não estão vendo o quanto é forte a nossa música, o quanto o povo quer esse tipo de música no mês de junho", disse Flávio José.
Veja a entrevista abaixo:
Por Felipe Vilar - Patos Online
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Mín. 23° Máx. 37°