
A 14ª Vara da Justiça Federal da Paraíba concedeu na tarde desta sexta-feira, 12 de julho, o direito ao Centro Brasileiro de Pesquisa da Cannabis Medicinal (Cebrapcam) de cultivar e manipular a cannabis para fins medicinais e terapêuticos. Na sentença, o Juiz Federal, Dr. Thiago Batista de Ataíde, destacou que a associação deverá funcionar legalmente, desde que preenchidos os requisitos normativos da RDC 327/2019 e da RDC 16/2014, bem como das demais normas delas decorrentes.
Segue trecho sentencial do Douto Magistrado: "Inicialmente, deve-se registrar todo o respeito que merecem a Associação autora e seus associados, que batalham por alternativas para o tratamento de enfermidades graves, na esperança de cura ou redução do sofrimento próprio e das respectivos famílias."
O advogado da CEBRAPCAM, Dr. Saulo Dantas, pontua que a associação é um meio de representação da sociedade civil organizada de lutar pela promoção, defesa e conquista de direitos fundamentais e sociais garantidos na Constituição Federal de 1988 e que esta vitória judicial irá trazer segurança jurídica para a entidade, bem como renovar a esperança das mais de 500 famílias associadas.
“Fundamos essa entidade de direitos humanos em novembro de 2022 por termos sido demandados por várias famílias acompanhadas pelo Médico Psiquiatra e especialista na temática, Dr. Eulâmpio Dantas que atualmente é o nosso Presidente e protocolamos a ação judicial em março de 2023 e agora, em julho de 2024, conseguimos a autorização judicial. Uma vitória das mais de 500 famílias associadas que estão espalhadas em mais de 20 estados do Brasil, realizando o tratamento médico a base da cannabis”, destacou e acompanhamento psicossocial.
Desde 2022, o Centro tem travado batalhas com órgãos de controle como a exemplo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a (ANVISA) e a associação destaca que, sempre esteve disposta a aberta a fiscalização por meio do Poder Público, desde a origem das sementes até a distribuição ao destinatário final por meio do óleo que salva vidas, além de se aferir padrão de qualidade, concentração da substância ativa, dentre outros requisitos técnicos.
A decisão registra ainda que o Recurso Extraordinário de n° 1.428.044, que julgou caso idêntico ao dos autos, o Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou decisão judicial que havia reconhecido a uma associação o direito de cultivar
e extrair o óleo da cannabis para fins medicinais.
“Considero, portanto, que não cabe à ANVISA criar empecilhos ou impor dificuldades ao exercício desse
direito, mas sim regulamentar a matéria e fiscalizar a atuação e o processo de produção dos produtos derivados da cannabis”, destacou o juiz em decisão.
MEDIDAS
Como medida autorizada, a Associação ficará responsável por disponibilizar o cadastro de todos os beneficiados bem como as devidas documentações de identificação pessoal ou do responsável legal. Além disso, o Centro disponibilizará ao poder judiciário o receituário atualizado prescrevendo o uso de produto à base de Cannabis, o laudo demonstrativo de se tratar de caso para o qual já foram tentados, sem sucesso, todos os tratamentos registrados, além de todas as informações da quantidade de óleo recebida por cada associado e associada com as datas de cada entrega.
Palloma Pires - Jornalista e Comunicadora Popular/ Diretora voluntária de Comunicação da CEBRAPCAM
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Mín. 23° Máx. 37°