
Na noite desta terça-feira, 30 de julho, o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), por meio de sua secretaria de juventude, promoveu uma roda de conversa para debater a violência contra a mulher. O evento ocorreu na sede da Associação de Apoio à Mulher Patoense (ASSAMP), localizada na Rua Felizardo Leite, no centro de Patos, e reuniu diversas lideranças e representantes de organizações voltadas para a defesa dos direitos das mulheres.
A mesa do evento foi composta por figuras importantes no combate à violência de gênero, incluindo a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, a delegada da mulher Dra. Sílvia Alencar, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Samara Oliveira, e a diretora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Rose Xavier. Também participaram Gerlúzia Vieira, representante do Movimento de Mulheres Olga Benário, a líder comunitária Jeany Venâncio, e a presidente da ASSAMP, Dona Socorro. O evento foi aberto por Frei Fábio, que marcou o início das discussões com uma reflexão.
Durante a roda de conversa, a delegada Dra. Sílvia Alencar apresentou dados alarmantes sobre a violência contra a mulher, destacando os desafios enfrentados pelas vítimas para buscar ajuda e proteção. Segundo dados do primeiro semestre de 2022, a central de atendimento registrou 31.398 denúncias e 169.675 violações relacionadas à violência doméstica. No mesmo período, 699 mulheres foram assassinadas em crimes de feminicídio, o que equivale a uma média de quatro mulheres mortas por dia.
Samara Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, criticou a falta de recursos e infraestrutura na Delegacia da Mulher em Patos. Ela lamentou que a delegacia não funcione nos finais de semana e que ainda careça de uma estrutura adequada para atender plenamente as vítimas de violência. Além disso, Samara destacou a ausência da Patrulha Maria da Penha no município, um serviço essencial que já está presente em cidades menores da região, mas que ainda não foi implementado em Patos.
O evento serviu como um espaço importante para discutir as lacunas no atendimento às mulheres vítimas de violência e para reforçar a necessidade de melhorias nos serviços públicos voltados para sua proteção. As lideranças presentes reiteraram a urgência de ações mais efetivas para garantir a segurança e os direitos das mulheres na cidade e na região.
Ouça abaixo as falas da presidente do Conselho, Samara Oliveira, e da delegada Silvia Alencar:
Silvia Alencar, delegada da Mulher - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM
Samara Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM
Por Patos Online
Com informações de Polêmica Patos e sonoras de Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas





Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Mín. 23° Máx. 36°