Domingo, 24 de Novembro de 2024
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Clima Sublime
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Rhaissa
Locais Violência doméstica

Roda de conversa em Patos discute violência contra a mulher e deficiências no atendimento; ouça

O evento ocorreu na sede da Associação de Apoio à Mulher Patoense (ASSAMP), localizada na Rua Felizardo Leite, no centro de Patos, e reuniu diversas lideranças e representantes de organizações voltadas para a defesa dos direitos das mulheres.

31/07/2024 às 16h30 Atualizada em 31/07/2024 às 22h56
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Polêmica Patos
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Polêmica Patos
Foto: Reprodução/Polêmica Patos

Na noite desta terça-feira, 30 de julho, o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), por meio de sua secretaria de juventude, promoveu uma roda de conversa para debater a violência contra a mulher. O evento ocorreu na sede da Associação de Apoio à Mulher Patoense (ASSAMP), localizada na Rua Felizardo Leite, no centro de Patos, e reuniu diversas lideranças e representantes de organizações voltadas para a defesa dos direitos das mulheres.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A mesa do evento foi composta por figuras importantes no combate à violência de gênero, incluindo a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, a delegada da mulher Dra. Sílvia Alencar, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Samara Oliveira, e a diretora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Rose Xavier. Também participaram Gerlúzia Vieira, representante do Movimento de Mulheres Olga Benário, a líder comunitária Jeany Venâncio, e a presidente da ASSAMP, Dona Socorro. O evento foi aberto por Frei Fábio, que marcou o início das discussões com uma reflexão.

Durante a roda de conversa, a delegada Dra. Sílvia Alencar apresentou dados alarmantes sobre a violência contra a mulher, destacando os desafios enfrentados pelas vítimas para buscar ajuda e proteção. Segundo dados do primeiro semestre de 2022, a central de atendimento registrou 31.398 denúncias e 169.675 violações relacionadas à violência doméstica. No mesmo período, 699 mulheres foram assassinadas em crimes de feminicídio, o que equivale a uma média de quatro mulheres mortas por dia.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Samara Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, criticou a falta de recursos e infraestrutura na Delegacia da Mulher em Patos. Ela lamentou que a delegacia não funcione nos finais de semana e que ainda careça de uma estrutura adequada para atender plenamente as vítimas de violência. Além disso, Samara destacou a ausência da Patrulha Maria da Penha no município, um serviço essencial que já está presente em cidades menores da região, mas que ainda não foi implementado em Patos.

O evento serviu como um espaço importante para discutir as lacunas no atendimento às mulheres vítimas de violência e para reforçar a necessidade de melhorias nos serviços públicos voltados para sua proteção. As lideranças presentes reiteraram a urgência de ações mais efetivas para garantir a segurança e os direitos das mulheres na cidade e na região.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Ouça abaixo as falas da presidente do Conselho, Samara Oliveira, e da delegada Silvia Alencar:

Silvia Alencar, delegada da Mulher - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM

Samara Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM

 

Por Patos Online
Com informações de Polêmica Patos e sonoras de Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 07h07 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Seg 37°C 23°C
Ter 37°C 23°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras