
Em nota enviada ao Patosonline.com na manhã desta terça-feira (06), a Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia na Paraíba, emitiu um esclarecimento em resposta à recomendação feita pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) referente à cobrança retroativa de impostos. A empresa ressaltou que a questão não envolve o valor das faturas de energia, mas sim o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A concessionária destacou que essa cobrança específica de ICMS é direcionada apenas a 0,4% dos clientes, que possuem geração distribuída, ou seja, aqueles que geram parte de sua energia elétrica por meio de sistemas como painéis solares e estão integrados à rede de distribuição. Esse grupo representa uma minoria dos consumidores atendidos pela Energisa.
A nota ainda informa que antes da recomendação do MPPB, publicada na sexta-feira (2 de agosto), a Energisa já havia agendado uma audiência com o Ministério Público para esclarecer quaisquer dúvidas e fornecer informações adicionais sobre a cobrança. A empresa enfatizou seu compromisso com a transparência no relacionamento com seus clientes e com o MPPB, reafirmando sua disposição em prestar todos os esclarecimentos necessários.
A Energisa também reiterou que está aberta ao diálogo e à cooperação para abordar qualquer questão que o Ministério Público considere necessária para garantir o entendimento e a justiça no processo de cobrança do imposto.
Confira a nota na íntegra abaixo:
NOTA
Sobre a recomendação do Ministério Público da Paraíba, a Energisa esclarece que não se trata da cobrança de fatura de energia e sim de um imposto devido (ICMS). A concessionária destaca ainda que a cobrança é feita exclusivamente para 0,4% dos clientes da companhia, que possuem geração distribuída. A empresa informa também que, anterior à recomendação do MPPB, publicada nesta sexta-feira (2/8), já estava agendada uma audiência com o referido órgão para esclarecer eventuais pontos que o MPPB entenda como necessários. Por fim, a Energisa reitera seu compromisso com a transparência e se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o tema.
Luto! Morre recém-nascido filho da empresária e bailarina campinense Thalita Nóbrega; família emite nota de pesar
Susto Cantora paraibana Lucyanna Mel é internada com sintomas de infarto
Concurso público Paraíba tem 301 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar Mín. 22° Máx. 36°