O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, em sessão realizada nesta sexta-feira (16), a convocação de tropas federais para reforçar a segurança nas eleições de Bayeux e Cabedelo. O processo agora segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que terá a palavra final sobre a autorização.
As tropas federais deverão atuar no primeiro turno das eleições, marcado para o dia 6 de outubro. Os pedidos de reforço foram feitos pelos juízes das zonas eleitorais 61ª, em Bayeux, e 57ª, em Cabedelo, que manifestaram preocupação com a segurança durante o pleito. Os magistrados relataram riscos elevados devido à atuação de facções criminosas nas duas cidades, o que pode comprometer a tranquilidade das eleições.
A relatora dos pedidos, desembargadora e presidente da Corte, Agamenilde Dias, destacou em seu voto que, apesar das garantias do Governo do Estado sobre o reforço policial, é necessário um incremento adicional na segurança para assegurar o livre exercício do voto.
"O conflito de facções tem gerado aumento da violência, um fato com potencial de perturbar o livre exercício de voto do eleitor. A atuação do crime organizado tem se mostrado um desafio para as forças de segurança, apesar das alegações do Estado", afirmou a desembargadora.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo ClickPB
Mín. 23° Máx. 36°