
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, em sessão realizada nesta sexta-feira (16), a convocação de tropas federais para reforçar a segurança nas eleições de Bayeux e Cabedelo. O processo agora segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que terá a palavra final sobre a autorização.
As tropas federais deverão atuar no primeiro turno das eleições, marcado para o dia 6 de outubro. Os pedidos de reforço foram feitos pelos juízes das zonas eleitorais 61ª, em Bayeux, e 57ª, em Cabedelo, que manifestaram preocupação com a segurança durante o pleito. Os magistrados relataram riscos elevados devido à atuação de facções criminosas nas duas cidades, o que pode comprometer a tranquilidade das eleições.
A relatora dos pedidos, desembargadora e presidente da Corte, Agamenilde Dias, destacou em seu voto que, apesar das garantias do Governo do Estado sobre o reforço policial, é necessário um incremento adicional na segurança para assegurar o livre exercício do voto.
"O conflito de facções tem gerado aumento da violência, um fato com potencial de perturbar o livre exercício de voto do eleitor. A atuação do crime organizado tem se mostrado um desafio para as forças de segurança, apesar das alegações do Estado", afirmou a desembargadora.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo ClickPB
Jornada de Foguetes Vereador Junior Contigo parabeniza equipe “Pink Rockets” por conquista histórica com recorde de alcance no Rio de Janeiro
Indenização Governo da Paraíba promete indenização e reconstrução de casas afetadas por rompimento de reservatório em Campina Grande
Estágios em Cacimba Prefeitura de Cacimba de Areia firma convênio com o UNIFIP para oferta de estágios no próprio município
Concurso público Paraíba tem 96 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Eleições 2026 Efraim desmente possível volta à base de João Azevêdo e afirma que chegará ao segundo turno em 2026
Eleições 2026 23 prefeitos: Nabor recebe maior movimento de adesão regional da pré-campanha 2026
Luto na política Morre, aos 64 anos, a vereadora de São José de Espinharas, Francisca Bezerra de Sousa (Tica de Zé Calixto)
Eleições 2026 Eryvelton Lima analisa cenário político da Paraíba e prevê mudanças e surpresas nas eleições de 2026
Gastos MPPB instaura inquérito para apurar gastos com festas em Santana dos Garrotes Mín. 22° Máx. 37°