Quarta, 21 de Janeiro de 2026
UNIFIP
Banner Nissa Niscar PB
Banner Dr Romulo
Banner Vera Cruz Topo
Política Novas eleições

Vereador David Maia comenta decisão da Justiça que afastou Mesa Diretora da Câmara de Patos

Ação ajuizada pelo parlamentar apontou ilegalidade em quarto mandato consecutivo; Justiça determinou novas eleições em até 10 dias

21/01/2026 às 08h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Câmara
Foto: Divulgação/Câmara

O vereador David Carneiro Maia comentou, em contato com o jornalista Higo de Figueiredo, da Rádio Espinharas FM, a decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) que determinou o afastamento imediato da presidente e de todos os membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos, eleita para o biênio 2025/2026. A medida é resultado de uma Ação Declaratória de Nulidade de Ato Administrativo ajuizada pelo parlamentar em dezembro do ano passado.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo David Maia, a ação teve como fundamento o fato de a então presidente da Casa Legislativa estar exercendo o quarto mandato consecutivo, em desacordo com a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara, que permitem apenas uma eleição e uma reeleição, totalizando dois mandatos consecutivos.

“Diante dessa situação, decidimos entrar com a ação pedindo a anulação de toda a mesa diretora, já que havia uma afronta clara à legislação municipal”, afirmou o vereador, ao destacar que a decisão judicial reconheceu a irregularidade.

A decisão foi proferida nesta terça-feira (20) pela juíza de Direito Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, da 4ª Vara Mista de Patos, que suspendeu os efeitos da eleição realizada em 1º de janeiro deste ano e determinou o afastamento cautelar de todos os membros da Mesa Diretora. A magistrada reconheceu a ilegalidade na recondução da presidente, vereadora Valtide Paulino dos Santos, ao cargo pelo quarto mandato consecutivo.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Com a decisão, o 1º vice-presidente, vereador José Ítalo Gomes Cândido, deve assumir interinamente a Presidência da Câmara no prazo máximo de 24 horas, com a atribuição exclusiva de convocar e realizar nova eleição para a Mesa Diretora, no prazo improrrogável de até 10 dias.

A magistrada também fixou multa diária de R$ 5 mil, a ser aplicada pessoalmente aos vereadores afastados e ao vice-presidente empossado, em caso de descumprimento da decisão judicial.

Em sua decisão, a juíza destacou que a permanência de uma Mesa Diretora eleita em desacordo com a legislação municipal compromete a segurança jurídica e fere os princípios constitucionais da alternância de poder e do regime republicano, citando ainda jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que limita a recondução aos cargos da Mesa Diretora a apenas uma vez.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Ao final, David Maia afirmou que agora a expectativa é pelo cumprimento dos prazos estabelecidos pela Justiça. “Vamos aguardar para que tudo seja cumprido e que a nova composição da mesa diretora seja definida dentro da legalidade”, concluiu.

Ouça abaixo:


Vereador David Maia - Crédito: Higo de Figueirêdo/Espinharas FM

O Patos Online entrou em contato com a vereadora Tide Eduardo e com a assessoria da Câmara Municipal de Patos, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Qui 37°C 22°C
Sex 37°C 23°C
Sáb 34°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 35°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras