Candidato do PSol à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos realizou comício ao lado de Lula na zona sul da capital paulista. Nele, o Hino Nacional foi adaptado para a chamada linguagem neutra. O verso “Dos filhos deste solo és mãe gentil” virou “Des filhes deste solo”, o que provocou críticas nas redes sociais.
No X, antigo Twitter, alguns usuários apontaram uma suposta ilegalidade na alteração da letra do hino nacional. A Lei nº 5.700/1971 determina que “em qualquer hipótese, o Hino Nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”.
A lei também veda “a execução de quaisquer arranjos vocais do Hino Nacional”. O descumprimento é passível de multa, que pode ser agravada em caso de reincidência.
No comício, Boulos atacou o atual prefeito e candidato a reeleição pelo MDB, Ricardo Nunes, e o candidato do PRTB, Pablo Marçal, afirmando que os dois representam “duas faces do bolsonarismo”.
“Da mesma forma que há dois anos a gente derrotou o coisa ruim [Jair Bolsonaro], a gente vai derrotar as duas faces do bolsonarismo na maior cidade do Brasil”, disse o psolista.
Fonte: Metrópoles
Mín. 23° Máx. 37°