Com o objetivo de enfrentar a escassez no banco de sangue do Hemonúcleo de Patos-PB, o projeto "Doe Sangue, Doe Vida", criado em 2024, vem mobilizando estudantes da área de saúde do Centro Universitário UNIFIP, para incentivar a doação de sangue na região. O projeto é composto por mais de 30 alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, do 2º ao 5º período, que se uniram em ações sociais para conscientizar a população e aumentar o estoque de bolsas de sangue.
As atividades do projeto se concentram em ações sociais realizadas em locais de grande circulação, como praças, universidades e eventos públicos. A proposta é educar e engajar a comunidade patoense sobre a importância da doação de sangue, além de informar sobre os critérios e os benefícios de se tornar um doador regular. A ideia é ampliar a rede de doadores e, assim, contribuir para a manutenção dos estoques de sangue no Hemonúcleo, que enfrenta desafios para atender à demanda da região.
Na última quarta-feira, 11 de setembro, o projeto realizou uma ação no Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), entre as 13h30 e 17h, em uma parceria com o curso de Farmácia da UNIFIP. A atividade teve como foco principal a captação de novos doadores e a disseminação de informações sobre a doação de sangue. Entre os serviços oferecidos aos participantes estavam a tipagem sanguínea e testes sorológicos para Hepatite B e C.
Os organizadores reforçam que no dia da doação, é necessário que o doador leve um documento de identificação com foto, como RG ou Carteira de Habilitação.
O projeto "Doe Sangue, Doe Vida" continuará promovendo ações para engajar a população de Patos e aumentar o número de doadores. Para acompanhar as próximas atividades e contribuir com a causa, siga o perfil no Instagram @pjtdoesanguedoevida.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Mín. 23° Máx. 36°