Domingo, 19 de Janeiro de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Meu Bom Atacado
Banner Hmais Onco
Banner Clima Sublime
Banner Dr Romulo
Banner Topazio Tintas
UNIFIP
Política Eleições 2024

Justiça Eleitoral rejeita representação do candidato Nabor contra Josmá e Patrian por propaganda irregular e aplica multa de R$ 5 mil por litigância de má-fé

A coligação, composta pelos partidos Republicanos, PP, União, PDT, PSB, PSD, Solidariedade, e a Federação PSOL REDE, alegava que os representados estariam utilizando propaganda impressa e redes sociais com o intuito de prejudicar a candidatura de Nabor Wanderley.

13/09/2024 às 23h04 Atualizada em 14/09/2024 às 01h04
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A 28ª Zona Eleitoral de Patos, rejeitou a representação por propaganda eleitoral irregular negativa formulada pela Coligação Para Patos Continuar Mudando, contra os vereadores Josmá Oliveira da Nóbrega e José Carlos Patrian. A coligação, composta pelos partidos Republicanos, PP, União, PDT, PSB, PSD, Solidariedade, e a Federação PSOL REDE, alegava que os representados estariam utilizando propaganda impressa e redes sociais com o intuito de prejudicar a candidatura de Nabor Wanderley.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com a denúncia, o material publicado, que circulou por toda a cidade de Patos, continha informações que a coligação classificava como inverídicas e prejudiciais à candidatura de Nabor. Diante disso, a coligação solicitou, em caráter liminar, a suspensão imediata da divulgação do material, além do direito de resposta e aplicação de multa diária caso houvesse descumprimento.

No entanto, a juíza Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, responsável pelo caso, entendeu que o conteúdo divulgado não configurava propaganda eleitoral irregular. Segundo a magistrada, a liberdade de expressão, especialmente no contexto de discursos políticos, deve ser preservada, salvo em casos de abuso ou divulgação de informações comprovadamente falsas. A decisão também destacou que os vereadores agiram dentro dos limites do exercício parlamentar ao criticar a candidatura adversária.

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

Além de rejeitar o pedido, a juíza condenou a coligação ao pagamento de uma multa de R$ 5 mil por litigância de má-fé, citando o caráter temerário da ação, que contribui para a sobrecarga do sistema judicial durante o período eleitoral.

Procurada pelo Patosonline.com, a assessoria do candidato Nabor Wanderley informou que a coligação apresentou recurso em relação à decisão. Caso a decisão seja contestada, o processo será remetido ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Continua após a publicidade
Banner Meu Bom Atacado

Confira a sentença na íntegra abaixo:

Clique aqui para ver o documento "4775828324.pdf"

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 04h07 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 32°

Seg 32°C 23°C
Ter 31°C 23°C
Qua 31°C 23°C
Qui 34°C 23°C
Sex 34°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras