
Neste Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebramos histórias de resistência e superação, como a de um biólogo paraibano que, apesar de enfrentar inúmeros desafios ao longo de sua vida, conquistou reconhecimento e respeito em sua área de atuação.
Nascido com sequelas da paralisia infantil que afetaram seus pés e também com deficiência auditiva, Ronaldo Leite enfrentou bullying, preconceito e humilhações desde a infância até a vida adulta. Durante o Ensino Fundamental, a graduação e o mestrado, sofreu agressões físicas e verbais, além de enfrentar a rejeição de colegas e professores quando lutava por acessibilidade e inclusão em sala de aula.
Porém, esses obstáculos não impediram que ele se destacasse. Sua trajetória acadêmica é marcada por conquistas impressionantes. Ronaldo foi medalhista duas vezes como um dos melhores alunos, formou-se em três instituições federais e foi o primeiro estudante com deficiência auditiva a se graduar em Biologia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos-PB. Também foi pioneiro ao concluir o mestrado em Sistemas Agroindustriais Acadêmico na UFCG, campus Pombal-PB.
Sua luta por direitos e inclusão não parou por aí. Após batalhas judiciais, tornou-se o primeiro aluno a receber a bolsa de aluno apoiador da UFCG, iniciativa que hoje beneficia estudantes de todos os campi da universidade. Reconhecendo seu trabalho e determinação, ele recebeu votos de aplausos da Câmara Municipal de Patos-PB e da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Além de sua carreira acadêmica, publicou um livro sobre os Direitos dos Animais e foi eleito o melhor biólogo de Patos-PB em 2023. Uma trajetória marcada não apenas pelo êxito pessoal, mas por um forte compromisso com a luta por direitos e a inclusão de pessoas com deficiência.
"Não queremos pena ou coitadismo, queremos que nossos direitos sejam garantidos, respeitados e colocados em prática", destaca Ronaldo. A sua história é um lembrete de que a maior deficiência que a sociedade enfrenta não é física, visual ou auditiva, mas a falta de amor ao próximo e a ignorância que, muitas vezes, limita as oportunidades de quem, como ele, tem muito a contribuir.
Patosonline.com
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
POSSE Advogado Héber Tiburtino toma posse como vereador na Câmara Municipal de Patos
Mín. 23° Máx. 36°