
Neste Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebramos histórias de resistência e superação, como a de um biólogo paraibano que, apesar de enfrentar inúmeros desafios ao longo de sua vida, conquistou reconhecimento e respeito em sua área de atuação.
Nascido com sequelas da paralisia infantil que afetaram seus pés e também com deficiência auditiva, Ronaldo Leite enfrentou bullying, preconceito e humilhações desde a infância até a vida adulta. Durante o Ensino Fundamental, a graduação e o mestrado, sofreu agressões físicas e verbais, além de enfrentar a rejeição de colegas e professores quando lutava por acessibilidade e inclusão em sala de aula.
Porém, esses obstáculos não impediram que ele se destacasse. Sua trajetória acadêmica é marcada por conquistas impressionantes. Ronaldo foi medalhista duas vezes como um dos melhores alunos, formou-se em três instituições federais e foi o primeiro estudante com deficiência auditiva a se graduar em Biologia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos-PB. Também foi pioneiro ao concluir o mestrado em Sistemas Agroindustriais Acadêmico na UFCG, campus Pombal-PB.
Sua luta por direitos e inclusão não parou por aí. Após batalhas judiciais, tornou-se o primeiro aluno a receber a bolsa de aluno apoiador da UFCG, iniciativa que hoje beneficia estudantes de todos os campi da universidade. Reconhecendo seu trabalho e determinação, ele recebeu votos de aplausos da Câmara Municipal de Patos-PB e da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Além de sua carreira acadêmica, publicou um livro sobre os Direitos dos Animais e foi eleito o melhor biólogo de Patos-PB em 2023. Uma trajetória marcada não apenas pelo êxito pessoal, mas por um forte compromisso com a luta por direitos e a inclusão de pessoas com deficiência.
"Não queremos pena ou coitadismo, queremos que nossos direitos sejam garantidos, respeitados e colocados em prática", destaca Ronaldo. A sua história é um lembrete de que a maior deficiência que a sociedade enfrenta não é física, visual ou auditiva, mas a falta de amor ao próximo e a ignorância que, muitas vezes, limita as oportunidades de quem, como ele, tem muito a contribuir.
Patosonline.com
RENASCER 2026 Carnaval com propósito: Renascer 2026 acontece de 15 a 17 de fevereiro em Patos
CARNAVAL 2026 Vereadora Brenna Nóbrega faz balanço positivo do primeiro Sol Folia e parabeniza gestão municipal
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra mais de 270 atendimentos durante plantão do fim de semana
Cultura Escritores patoenses são destaque em revista estadual de cultura
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Mín. 22° Máx. 35°