Terça, 10 de Fevereiro de 2026
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Vera Cruz Topo
Banner Nissa Niscar PB
Política Transparência

MPPB recomenda suspensão de emendas parlamentares em quatro municípios paraibanos por falta de transparência

Orientação vale para o exercício de 2026 e segue decisão do STF que exige rastreabilidade e controle na execução dos recursos públicos

10/02/2026 às 10h00
Por: Matheus Oliveira Fonte: Patos Online com MaisPB
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou que prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais de Lagoa de Dentro, Pedro Régis, Curral de Cima e Jacaraú não executem nem indiquem emendas parlamentares no ano de 2026 sem a devida transparência. As recomendações foram assinadas nesta segunda-feira (9) pelo promotor de Justiça Rafael Garcia Teixeira.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A medida tem como base decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que estados e municípios só poderão executar emendas parlamentares a partir de 2026 após comprovarem, junto aos respectivos Tribunais de Contas, o cumprimento do artigo 163-A da Constituição Federal. O dispositivo estabelece regras rígidas de transparência e rastreabilidade na aplicação dos recursos públicos, conforme entendimento fixado pelo Plenário da Corte.

Nas recomendações, o promotor destaca que a ausência de transparência e de mecanismos que permitam o rastreamento das emendas parlamentares compromete o controle social e institucional, além de favorecer desvios de finalidade e outras práticas consideradas inconstitucionais. Segundo o MPPB, a correta identificação da origem, destinação e execução dos recursos é indispensável para a legalidade dos atos administrativos.

Diante desse cenário, o Ministério Público recomendou que os prefeitos suspendam, no exercício de 2026, a execução orçamentária e financeira das emendas parlamentares até que seja demonstrado, perante o Tribunal de Contas e o próprio MPPB, o integral cumprimento das exigências constitucionais. A mesma orientação foi encaminhada aos presidentes das Câmaras Municipais, que devem suspender a indicação de emendas enquanto o processo legislativo orçamentário não estiver plenamente adequado às novas regras, incluindo a criação e manutenção de uma plataforma digital unificada no Portal da Transparência, com informações detalhadas sobre cada emenda.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Por Patos Online
Com informações do MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Qua 36°C 22°C
Qui 34°C 24°C
Sex 32°C 23°C
Sáb 34°C 23°C
Dom 34°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras