Sexta, 17 de Janeiro de 2025
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Clima Sublime
Banner Meu Bom Atacado
Banner Dr Romulo
Policial Eleições 2024

Juiz Eleitoral solicita tropas federais para São Bento e Paulista nas Eleições Municipais de 2024

A medida foi tomada devido ao “clima de tensão” observado nessas cidades, conforme relatado pelo magistrado.

27/09/2024 às 21h00 Atualizada em 28/09/2024 às 11h30
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Nesta quinta-feira (26), o Juiz Eleitoral Rusio Lima de Melo, da 69ª Zona Eleitoral, solicitou a presença de tropas federais nos municípios de São Bento e Paulista, no Sertão da Paraíba, para garantir a segurança durante as Eleições Municipais de 2024, que ocorrerão no próximo dia 6 de outubro. A medida foi tomada devido ao "clima de tensão" observado nessas cidades, conforme relatado pelo magistrado.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo o juiz, a solicitação tem como objetivo assegurar que os eleitores possam exercer seu direito de voto com segurança e liberdade, sem qualquer tipo de interferência ou intimidação. "Esse pedido visa a garantir que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e justa, protegendo o direito de cada cidadão exercer seu voto sem interferências de qualquer ordem", afirmou Rusio Lima de Melo.

Atuação das forças de segurança e tramitação do pedido

O juiz destacou a atuação eficiente das forças de segurança locais, ressaltando que o pedido de tropas federais é uma medida de precaução adicional, destinada a reforçar a segurança pública durante o pleito. A solicitação deve ser analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) nesta sexta-feira (27) ou segunda-feira (30), antes de seguir para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que será responsável pela decisão final sobre o envio das tropas.

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

Operação “COACTUM” em São Bento

No mesmo dia da solicitação do juiz, a Polícia Federal deflagrou a Operação "COACTUM" em São Bento, cumprindo 22 mandados de busca e apreensão como parte da investigação de crimes eleitorais, incluindo a compra de votos e o aliciamento violento de eleitores. Durante a operação, foram apreendidas armas de diversos calibres, incluindo uma metralhadora .40, pistolas e revólveres. Além disso, aparelhos celulares e documentos ligados às investigações foram confiscados.

Dois indivíduos foram presos em flagrante por posse de armas de uso restrito. Segundo a Polícia Federal, os investigados estariam utilizando métodos violentos para coagir a população a votar em determinados candidatos, intensificando o clima de instabilidade na região.

Continua após a publicidade
Banner Meu Bom Atacado

Medidas de segurança para garantir a ordem nas eleições

Com as Eleições Municipais se aproximando, o pedido de reforço das tropas federais é visto como uma resposta para garantir a paz e a ordem nas cidades de São Bento e Paulista, permitindo que o processo eleitoral ocorra sem ameaças à democracia.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será responsável pela decisão final sobre o envio das tropas, após análise pelo TRE-PB.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 16h07 - Fonte: ClimaTempo
33°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 34°

Sáb 32°C 25°C
Dom 30°C 24°C
Seg 31°C 23°C
Ter 31°C 23°C
Qua 35°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras