Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o dia 1º de outubro como o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A data tem um significado especial para a Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Patos, sendo motivo de alegria e reflexão. Inspirados pelas palavras do Papa Francisco, que destacou a força dos jovens e a sabedoria dos mais velhos, a pastoral reforça a importância de tratar a pessoa idosa com afeto, carinho e respeito, pois cuidar do presente é valorizar o futuro.
No Brasil, é considerada idosa a pessoa com 60 anos ou mais. Dados do IBGE de 2019 mostram que a expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado, sendo de 73 anos para os homens e 80 anos para as mulheres. Esse crescimento é uma bênção e uma conquista da humanidade, marcando a velhice como a fase da vida que mais cresce em termos populacionais. Esse aumento da longevidade traz novas oportunidades, vivências e experiências para as pessoas idosas.
É fundamental lembrar que envelhecer não significa estar doente. A luta por um envelhecimento com qualidade de vida é essencial, levando em consideração os desafios naturais do envelhecimento e as condições ambientais, sociais, psicológicas, culturais e econômicas que afetam essa fase da vida.
Neste Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Patos presta sua homenagem a todos os idosos, levando o carinho e a ternura de Deus por meio de visitas domiciliares.
Mín. 21° Máx. 37°