Na manhã desta terça-feira (01), imagens acerca do episódio envolvendo o candidato de oposição, Marcondes Fernandes, conhecido como Véi das Terras, que registrou um Boletim de Ocorrência no último sábado (28), alegando ter sido alvo de uma ameaça e disparo de arma de fogo por um policial militar à paisana, foram divulgadas.
O fato em questão foi filmado por câmeras existentes na cidade e as imagens veiculadas na manhã de hoje (01) por um site. O vídeo mostra o carro dirigido pelo policial, um Jeep Compass, trafegando lado a lado com o veículo Ford Ecosport em que o candidato estava, por volta das 17h07. O automóvel do policial era ocupado por mais duas pessoas é possível ver o passageiro do banco traseiro acenando com a mão em direção ao carro de Marcondes. Veja o vídeo abaixo:
De posse das imagens, o grupo de situação que disputa a Prefeitura de Mãe d'Água, rebateu a alegação do candidato opositor sobre a existência de arma de fogo e suposto disparo em via pública, que teria sido efetuado por um policial militar lotado no Estado de Pernambuco, filho de um candidato a vereador na cidade.
Após o registro da ocorrêcia na Delegacia de Teixeira, o policial militar foi deito e conduzido à cidade de Patos. A prisão em flagrante foi convertida em preventiva pelo Poder Judiciário. Com a divulgação das imagens, a história pode tomar um novo rumo.
De posse do material recebido, o Patosonline.com, como manda o bom jornalismo, procurou a assessoria do candidato Véi das Terras, acusado de fake news, e recebeu a seguinte nota:
A Coordenação de Campanha, da Coligação Unidos pela Mudança, que tem como candidato a Prefeito – Marcondes – Véi das Terras, através do Coordenador - Alexandre Nóbrega, apresenta a seguinte versão sobre os fatos consultados:
Inicialmente agradece e enaltece a credibilidade do Portal PatosOnline pela postura de consultar todas as partes envolvidas nas matérias, o que ratifica o selo de qualidade que tem o referido portal.
Em atenção à matéria veiculada sob o título "Imagens de rua de Mãe D’Água demonstram que o Véi das Terras pode ter criado Fake News", venho, por meio deste, exercer o direito de resposta, com base nos fatos verdadeiros e devidamente comprovados.
Cumpre esclarecer que o Boletim de Ocorrência foi devidamente registrado junto à Delegacia de Polícia, conforme o devido processo legal. O acusado, citado no episódio, foi preso em flagrante delito, e sua prisão foi posteriormente convertida em preventiva, devido à gravidade do crime e à ameaça que o mesmo representa para a sociedade como um todo. Tais medidas judiciais foram adotadas em estrito cumprimento à lei, demonstrando a eficiência e a seriedade do trabalho das autoridades competentes.
É lamentável que o portal que originou a notícia (esta sim uma manifesta FAKE) em questão tenha lançado mão de acusações infundadas, com o claro intuito de descredibilizar as ações das autoridades públicas. Trata-se de uma publicação de um veículo sem a mínima credibilidade, amplamente conhecido na região, e que tem como proprietário o Sr. Vicente Conserva, vinculado diretamente ao grupo político de situação. É de notório conhecimento público que o Portal40graus tem utilizado de artifícios como este, entre outros, para desacreditar as autoridades, incluindo, de maneira injusta, o próprio Poder Judiciário, que ratificou a legalidade da prisão do acusado.
Reafirmamos o respeito e a confiança nas instituições democráticas e condenamos veementemente a disseminação de notícias falsas e tendenciosas, que só servem para desinformar a população e tumultuar o processo eleitoral.
Mãe D’água-PB, 1/10/2024.
ALEXANDRE NÓBREGA
COODENADOR DE CAMPANHA
KAIO ALVES COELHO
OAB/PB 22.530
Clique aqui para ver o documento "DIREITO DE RESPOSTA - PATOSONLINE.pdf"
Por Patos Online
Mín. 21° Máx. 37°