
Desde o dia 28 até 31 de outubro de 2025, os profissionais da Vigilância em Saúde participam, juntamente com a equipe da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pesquisadores da Fiocruz, da coleta de dados para o desenvolvimento do Projeto Harmonize — uma iniciativa de grande dimensão que envolve municípios brasileiros e outros países, com o objetivo de reunir informações sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde. O município de Mãe d’Água foi selecionado para integrar o projeto, e esta foi a segunda visita da equipe de pesquisadores à cidade.
No dia 28 de outubro, foram realizados sobrevoos com drones para a captura de imagens em pontos estratégicos do município, contribuindo para o mapeamento e a análise de áreas de interesse. Nos dias seguintes, os profissionais da Vigilância em Saúde participaram de atividades na UFCG, onde assistiram à apresentação de resultados parciais do projeto e realizaram um treinamento voltado ao aprimoramento de sua atuação e contribuição para a pesquisa.
O projeto também está sendo desenvolvido em mais quatro países, o que reforça sua relevância internacional. A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Mãe d’Água, apoia e abraça essa causa, que busca gerar conhecimento e estratégias para melhorar os resultados em saúde diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Por Assessoria
Ação Administrativa Decreto de calamidade em Mãe d’Água: prefeito corta gastos e prioriza atendimento à população
Luto! Jovem de 22 anos, vítima de acidente em Mãe d’Água, morre no Hospital Regional de Patos após quase um mês internado
Emancipação Política Mãe d’Água celebra 64 anos de Emancipação Política com programação cívica, entregas e shows Mín. 24° Máx. 33°