Sábado, 05 de Julho de 2025
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Psique
Banner JC Motos
Locais Defesa da Mulher

Nova lei antifeminicídio dobra penas e facilita denúncias; delegada da Mulher de Patos orienta sobre canais de apoio

Nomeada como Lei Anti-Feminicídio, essa atualização traz mudanças significativas no Código Penal, dobrando a pena máxima para crimes de feminicídio, que passou de 20 para 40 anos, dependendo da gravidade do caso.

29/10/2024 às 08h00 Atualizada em 29/10/2024 às 16h52
Por: Girleide Vilar Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM

A delegada da Mulher em Patos, Dra. Silvia Alencar, destacou os avanços da nova Lei 14.994, sancionada em 9 de outubro de 2024, no combate à violência contra a mulher. Nomeada como Lei Antifeminicídio, essa atualização traz mudanças significativas ao Código Penal, dobrando a pena máxima para crimes de feminicídio, que agora vai de 20 para até 40 anos, dependendo da gravidade do caso. A legislação também inclui agravantes em crimes hediondos e atualizações na Lei Maria da Penha, com o objetivo de reduzir os altos índices de violência doméstica.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Uma das principais alterações é que o crime de ameaça, quando acompanhado de lesão corporal, agora será considerado de ação pública incondicionada. Isso significa que o processo não depende mais de uma denúncia formal da vítima para ter prosseguimento, reforçando a proteção de mulheres em situações de vulnerabilidade. Na prática, Dra. Silvia observa um aumento no número de processos, com mais casos de violência sendo levados ao judiciário, o que fortalece a rede de apoio e a responsabilização dos agressores.

Para denúncias, a delegada lembra que estão disponíveis vários canais, como o 197 da Polícia Civil, o 180 (Central de Atendimento à Mulher), o 155 e o Disque 100. Em situações que requerem solução imediata, ela recomenda acionar o 190 da Polícia Militar, ressaltando que denúncias anônimas podem demandar mais tempo para chegar até o delegado.

Ouça mais detalhes abaixo:

Continua após a publicidade
Banner JC Motos
Delegada da Mulher em Patos, Dra. Silvia Alencar - Crédito: Higo de Figueirêdo/Rádio Espinharas FM
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 18h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 34°

Dom 34°C 18°C
Seg 30°C 20°C
Ter 32°C 20°C
Qua 30°C 19°C
Qui 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras