Quinta, 21 de Novembro de 2024
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Dra Rhaissa
Banner Topazio Tintas
Banner Clima Sublime
Banner Dr Romulo
Locais Defesa da Mulher

Nova lei antifeminicídio dobra penas e facilita denúncias; delegada da Mulher de Patos orienta sobre canais de apoio

Nomeada como Lei Anti-Feminicídio, essa atualização traz mudanças significativas no Código Penal, dobrando a pena máxima para crimes de feminicídio, que passou de 20 para 40 anos, dependendo da gravidade do caso.

29/10/2024 às 08h00 Atualizada em 29/10/2024 às 16h52
Por: Girleide Vilar Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM

A delegada da Mulher em Patos, Dra. Silvia Alencar, destacou os avanços da nova Lei 14.994, sancionada em 9 de outubro de 2024, no combate à violência contra a mulher. Nomeada como Lei Antifeminicídio, essa atualização traz mudanças significativas ao Código Penal, dobrando a pena máxima para crimes de feminicídio, que agora vai de 20 para até 40 anos, dependendo da gravidade do caso. A legislação também inclui agravantes em crimes hediondos e atualizações na Lei Maria da Penha, com o objetivo de reduzir os altos índices de violência doméstica.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Uma das principais alterações é que o crime de ameaça, quando acompanhado de lesão corporal, agora será considerado de ação pública incondicionada. Isso significa que o processo não depende mais de uma denúncia formal da vítima para ter prosseguimento, reforçando a proteção de mulheres em situações de vulnerabilidade. Na prática, Dra. Silvia observa um aumento no número de processos, com mais casos de violência sendo levados ao judiciário, o que fortalece a rede de apoio e a responsabilização dos agressores.

Para denúncias, a delegada lembra que estão disponíveis vários canais, como o 197 da Polícia Civil, o 180 (Central de Atendimento à Mulher), o 155 e o Disque 100. Em situações que requerem solução imediata, ela recomenda acionar o 190 da Polícia Militar, ressaltando que denúncias anônimas podem demandar mais tempo para chegar até o delegado.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Ouça mais detalhes abaixo:

Delegada da Mulher em Patos, Dra. Silvia Alencar - Crédito: Higo de Figueirêdo/Rádio Espinharas FM
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 18h07 - Fonte: ClimaTempo
34°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 37°

Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 36°C 24°C
Seg 36°C 24°C
Ter 37°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras