Quarta, 20 de Novembro de 2024
Banner Dr Romulo
Banner Clima Sublime
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dra Rhaissa
Banner Topazio Tintas
Mundo Venezuela

EUA reconhecem Edmundo González como presidente eleito da Venezuela

“A democracia exige respeito pela vontade dos eleitores”, afirmou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken

19/11/2024 às 22h00
Por: Marcos Oliveira Fonte: O Antagonista
Compartilhe:
Reprodução | X
Reprodução | X

No dia em que a Câmara dos Representantes reforçou as sanções à ditadura chavista, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, reconheceu oficialmente Edmundo González, exilado na Espanha, como o “presidente eleito” da Venezuela, nesta terça-feira, 19.

Continua após a publicidade

"O povo venezuelano falou com firmeza no dia 28 de julho e fez Edmundo González o presidente eleito. A democracia exige respeito à vontade dos eleitores“, escreveu Blinken no X.

Durante a cúpula do G20 no Rio, Blinken confirmou de forma mais contundente a vitória do oposicionista do ditador Nicolás Maduro.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Até então, a Casa Branca tinha reconhecido a fraude eleitoral de 28 de julho na Venezuela, em que Maduro se recusou a apresentar os dados oficiais do Conselho Nacional Eleitoral.

PGR de Maduro ameaça González

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

A Procuradoria-Geral da Venezuela, controlada pelo chavismo, anunciou em 2 de setembro que um tribunal expediu um mandado de prisão contra Edmundo González.

O diplomata foi intimado para prestar depoimento sobre a apuração paralela das eleições de 28 de julho. Segundo a oposição, González venceu o ditador Nicolás Maduro com cerca de 70% dos votos.

“Eles perderam toda a noção da realidade. Ao ameaçar o Presidente Eleito apenas conseguem nos unir mais e aumentar o apoio dos venezuelanos e do mundo a Edmundo González”, escreveu María Corina sobre o mandado de prisão.

O exílio na Espanha
Mesmo assim, González tem avisado que voltará à Venezuela para tomar posse como presidente eleito em 10 de janeiro.

“Voltarei à Venezuela o mais rápido possível, quando restaurarmos a democracia em nosso país. Vou tomar posse como presidente eleito no dia 10 de janeiro”, afirmou o candidato da oposição a repórteres em 4 de outubro, depois de participar de um evento empresarial na Espanha.

O líder da oposição deixou o país em 7 de setembro após solicitar asilo político ao país europeu.

Ele ficou abrigado em segredo na Embaixada da Holanda em Caracas por mais de um mês até se encaminhar para a residência do embaixador espanhol.

Já na Espanha, em 12 de setembro, o primeir-ministro, Pedro Sánchez, recebeu González no Palácio La Moncloa…

Fonte - O Antagosnista 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Seg °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras