
Nesta sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que desapropria o terreno do quilombo Pitombeira, localizado em Várzea, na Região Metropolitana de Patos, Sertão da Paraíba. A medida, realizada no encerramento do mês dedicado à Consciência Negra, integra um pacote de 15 decretos voltados à desapropriação de áreas para territórios quilombolas em oito estados brasileiros: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí, Paraná, São Paulo e Paraíba.
A cerimônia contou com a presença de ministros como Paulo Teixeira (Desenvolvimento Social e Agrário), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Nísia Trindade (Saúde). O quilombo Pitombeira, em particular, beneficiará 91 famílias com a regularização de suas terras, enquanto os demais decretos contemplarão 1.123 famílias, abrangendo cerca de quatro mil pessoas em todo o Brasil.
Com as assinaturas, o ano de 2024 marca a maior entrega de territórios quilombolas desde 2008, quando Lula, em seu segundo mandato, titulou 30 áreas.
Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), muitos dos processos de regularização fundiária quilombola iniciaram há mais de uma década. Após o reconhecimento e declaração das terras como pertencentes às comunidades quilombolas, a etapa final de desapropriação foi concretizada com os decretos assinados pelo presidente.
Desde o início do atual governo, 12 decretos de interesse social foram promulgados, e 32 títulos de domínio foram entregues a 29 comunidades quilombolas em 13 estados, beneficiando 5.584 famílias.
Quilombos beneficiados com Decretos de Declaração de Interesse Social:
Pitanga de Palmares, em Simões Filho e Candeias (BA) – 536 famílias
Vicentes, em Xique-Xique (BA) – 29 famílias
Iúna, em Lençóis (BA) – 39 famílias
Jetimana e Boa Vista, em Camamu (BA) – 61 famílias
Depósito, em Brejo (MA) – 13 famílias
Marobá dos Teixeira, em Almenara (MG) – 79 famílias
Lagoa Grande, em Jenipapo de Minas, Novo Cruzeiro e Araçuaí (MG) – 29 famílias
Pitombeira, em Várzea (PB) – 91 famílias
Macacos, em São Miguel do Tapuio (PI) – 50 famílias
João Surá, em Adrianópolis (PR) – 34 famílias
Sacopã, em Rio de Janeiro (RJ) – 9 famílias
São Benedito, em São Fidélis (RJ) – 60 famílias
São Pedro, em Eldorado e Iporanga (SP) – 40 famílias
Galvão, em Eldorado e Iporanga (SP) – 29 famílias
Porto Velho, em Itaóca e Iporanga (SP) – 24 famílias
Por Patos Online
São João 2026 Grande encerramento do Melhor São João do Vale, em Olho d'Água, acontece hoje (23) com Calcinha Preta como atração principal
São João 2026 Bonfim na Roça celebra tradições juninas em São José do Bonfim com programação na zona rural e urbana
São João Santa Luzia Abertura do São João de Santa Luzia 2026 ocorre com tranquilidade, segundo PM
SÃO JOÃO 2026 São João de Santa Luzia 2026 começa neste sábado com Natanzinho Lima, Claudio Ney & Juliana e mais atrações; confira
São Pedro 2026 Prefeitura de São Mamede abre cadastro para comerciantes ambulantes que irão atuar durante o São Pedro 2026
MOVIMENTO SINDICAL Andrea Gurgel representa Patos e a Paraíba na mesa de encontro nacional dos bancários em São Paulo
São João 2026 Prefeitura de Catingueira promove campanha de conscientização sobre os impactos dos fogos com estampido em crianças
CURIOSIDADE Morador de Passagem-PB registra objetos luminosos no céu do Sertão; veja o vídeo
CULTURA EM DEBATE Conselho Estadual de Políticas Culturais realiza Plenária em Mãe d’água Mín. 20° Máx. 35°