
A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a decisão judicial que condenou o município de Piancó a fornecer, de forma contínua e permanente, o medicamento canabidiol 200mg/ml a um menor, na quantidade de dois frascos mensais, conforme prescrição médica.
O relator do processo nº 0800309-50.2024.8.15.0261, desembargador Aluizio Bezerra Filho, destacou que o dever de prestar assistência à saúde é compartilhado entre Municípios, Estados e União, conforme os artigos 23, II, 196, 197 e 198 da Constituição Federal, além da Lei Orgânica do SUS (Lei nº 8.080/90).
Em relação ao argumento do município de Piancó, que alegou não ser parte legítima para figurar no polo passivo da ação, o desembargador reiterou que a responsabilidade solidária entre os entes federados é assegurada pela Constituição Federal. Segundo ele, a divisão de competências no Sistema Único de Saúde (SUS) não limita o direito do paciente de demandar contra qualquer ente público que integre o sistema.
Como reforço, o magistrado citou o Tema 793 do Supremo Tribunal Federal (STF), que define a responsabilidade solidária dos entes federados no dever de prestar assistência à saúde.
No julgamento, também foi considerado o Tema 106 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que trata da obrigatoriedade de fornecimento de medicamentos não incorporados em atos normativos do SUS.
Segundo o relator, os documentos apresentados, incluindo laudos médicos e a negativa do ente público em fornecer o medicamento, comprovaram o atendimento a todos os requisitos exigidos. A hipossuficiência da parte autora foi evidenciada pelo fato de estar assistida pela Defensoria Pública.
O desembargador também rejeitou a argumentação de alto custo do medicamento como justificativa para isentar o município de sua obrigação. Ele enfatizou que o direito à vida e à saúde prevalece sobre quaisquer questões financeiras, sendo este um princípio constitucionalmente garantido.
Da decisão cabe recurso.
Por Lenilson Guedes/TJPB
Foto - Patosonline.com
Crime brutal Jornalista encontrado morto em Piancó apresentava mais de 15 perfurações e estava com as mãos amarradas
Violência Jornalista é encontrado morto com sinais de violência na zona rural de Piancó-PB
EM FLAGRANTE Polícia Militar prende dois irmãos após tentativa de homicídio em Piancó; arma de fogo foi apreendida
Tráfico de drogas Polícia Militar prende dois homens por tráfico e consumo de drogas durante operação em Piancó
EM FLAGRANTE Polícia Militar prende homem monitorado por tornozeleira eletrônica após assalto a posto de combustível em Piancó
Perseguição Polícia Militar prende foragido após perseguição em Piancó; motocicleta furtada foi recuperada
Em flagrante Duas mulheres são presas por tráfico de drogas e maus-tratos a criança em Piancó, durante ação policial com o Conselho Tutelar
Violência doméstica Homem é preso em flagrante por agressão à companheira em Piancó
Improcedente Justiça Eleitoral rejeita ação que pedia cassação de prefeito eleito em Piancó Mín. 21° Máx. 35°