O verão teve início oficialmente neste sábado (21), às 6h21, no Hemisfério Sul, e se estenderá até as 6h02 do dia 20 de março de 2025, pelo horário de Brasília. A estação é marcada por dias mais longos, aumento das temperaturas e clima típico dos meses de janeiro, fevereiro e março.
No Nordeste brasileiro, especialmente no estado da Paraíba, o início do verão coincide com a pré-estação chuvosa nas regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú. Segundo especialistas, os sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas neste período incluem os Vórtices Ciclônicos, Cavados em altos níveis da atmosfera e Sistemas Frontais vindos do Sudeste do país.
Entre fevereiro e maio, considerado o período mais chuvoso nessas regiões, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) assume o protagonismo como principal sistema meteorológico causador das precipitações.
Apesar das expectativas de chuva em algumas áreas, o verão segue como a estação mais quente do ano, com temperaturas previstas para ficarem dentro da média histórica. Para este sábado, a previsão é de nebulosidade variável, com possibilidade de chuvas esparsas nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral paraibano.
O período é uma oportunidade para aproveitar as praias e belezas naturais da estação, mas também exige atenção para as variações climáticas, que podem trazer chuvas isoladas em algumas áreas.
Patosonline.com
Com informações da AESA
Mín. 24° Máx. 38°