Segunda, 23 de Dezembro de 2024
Banner Topazio Tintas
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Clima Sublime
Banner Meu Bom Atacado
Política Obras paralisadas

Relatório do TCU aponta que Paraíba tem 502 obras com recursos federais paralisadas; Saúde e Educação são os setores mais afetados

Os dados apontam que as áreas mais afetadas são Saúde e Educação, com destaque para as cidades de João Pessoa e Campina Grande, que concentram grande parte dessas obras inacabadas.

23/12/2024 às 09h00
Por: Felipe Vilar Fonte: g1 PB
Compartilhe:
Materiais e obras paradas na UFPB em 2024 — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Materiais e obras paradas na UFPB em 2024 — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Um recente relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que a Paraíba enfrenta um grande número de obras federais paralisadas, somando 502 projetos em diversos setores. Os dados apontam que as áreas mais afetadas são Saúde e Educação, com destaque para as cidades de João Pessoa e Campina Grande, que concentram grande parte dessas obras inacabadas.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com o relatório, João Pessoa possui 40 obras paralisadas, distribuídas entre diferentes setores:

  • 14 no setor de Educação Superior
  • 12 no setor de Saúde
  • 5 no de Saneamento
  • 4 no de Educação Básica

Já Campina Grande apresenta 7 obras paradas, divididas entre as áreas de Educação Superior, Habitação e Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Continua após a publicidade
Banner Mega Feirao

A análise do TCU também destaca os setores mais impactados pela paralisia das obras. Confira os números por área:

  • Saúde: 151 obras inacabadas
  • Educação Básica: 138 obras inacabadas
  • Infraestrutura e Mobilidade Urbana: 115 obras inacabadas
  • Educação Superior: 28 obras inacabadas
  • Turismo: 27 obras inacabadas
  • Saneamento: 15 obras inacabadas
  • Agricultura: 3 obras inacabadas
  • Esporte: 3 obras inacabadas
  • Habitação: 2 obras inacabadas

Obras inacabadas na UFPB

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a nova gestão da reitora Terezinha Domiciano, que assumiu o cargo em novembro de 2024, encontrou uma realidade de 34 obras inacabadas nos diferentes campi da instituição, muitas delas paradas há mais de 10 anos. A gestão anunciou que parte dos R$ 23 milhões disponibilizados para emendas será destinada à conclusão dessas obras, com prioridade para a finalização das que se encontram em andamento.

Continua após a publicidade
Banner Meu Bom Atacado

Antônio Sobrinho Júnior, superintendente de infraestrutura da UFPB, explicou que, de acordo com a disponibilidade orçamentária, as obras serão retomadas de forma gradual, respeitando as limitações financeiras da instituição. "A ideia é que, progressivamente, de acordo com a questão orçamentária, elas sejam executadas ao longo dos anos", afirmou.

Causas das obras inacabadas: Falta de planejamento ou mudança de gestão?

O sociólogo Gonzaga Júnior aponta que a grande quantidade de obras inacabadas, especialmente no setor da Educação, não pode ser explicada apenas pela falta de recursos. Embora a escassez de financiamento seja um fator relevante, ele também destaca a gestão das instituições educacionais como um elemento crucial. A mudança de gestão e as diferentes prioridades de cada administração podem impactar diretamente o andamento das obras.

"Por um lado, podemos pensar numa certa falta de planejamento das obras que foram iniciadas e que faltaram recursos para poder concluir, mas também precisamos considerar a mudança de concepção e a diminuição da importância dada à educação em determinados momentos históricos do Brasil", explicou Gonzaga Júnior.

O cenário de obras paralisadas é um reflexo de problemas históricos na gestão pública e de prioridades políticas que nem sempre têm a educação e a saúde como focos principais. A retomada e conclusão dessas obras representam não apenas um desafio orçamentário, mas também uma necessidade de planejamento eficiente e de continuidade nas políticas públicas.

Por Patos Online
Com g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 12h07 - Fonte: ClimaTempo
36°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 37°

Ter 38°C 22°C
Qua 36°C 23°C
Qui 37°C 24°C
Sex 35°C 23°C
Sáb 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras