Cinco anos e 304 dias. Esse foi o tempo aguardado pelo torcedor patoense para reviver o tradicional clássico entre Esporte e Nacional, desde que as equipes se enfrentaram pela última vez em 27 de março de 2019. Neste domingo, 26 de janeiro, os clubes se reencontram pela quarta rodada do Campeonato Paraibano 2025, a partir das 17h, no Estádio José Cavalcanti, marcando o retorno do confronto à elite.
As equipes chegam ao clássico em momentos de oscilação no campeonato. Pelo lado do Patinho, são duas derrotas e uma vitória, somando 3 pontos até o momento e ocupando a 7ª posição na tabela. Na última rodada, o alvirrubro perdeu por 3 a 1, de virada, para o Sousa, jogando no JC.
O Canário, por sua vez, acumula um empate, uma derrota e uma vitória, totalizando 4 pontos e ocupando a 5ª colocação na tabela. A equipe vem de um empate em 2 a 2 contra a Picuiense, na quarta-feira (22). Durante a semana, os bastidores do Verdão Maravilha foram marcados por treinos cancelados, reuniões e cobranças dos atletas devido a atrasos salariais referentes ao mês de dezembro, que deveriam ter sido quitados em janeiro.
Os ingressos para a partida estão sendo comercializados em diversos valores. Mandante do confronto, o Esporte está disponibilizando, no 1º lote antecipado, os seguintes preços:
SETORES C e D (SOL):
VISITANTE - Sombra e atrás do gol:
SETORES A e B:
Locais de venda:
Toda a renda obtida no clássico será integralmente dividida entre os dois times, conforme anunciou o presidente do Esporte, Bruno Marlon.
A árbitra designada para comandar a equipe de arbitragem do confronto é a patoense Ruthyanna Camila Medeiros da Silva, integrante do quadro da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB). Ruthyanna fará história ao apitar, pela primeira vez, o clássico da Capital do Sertão, tornando a partida ainda mais especial e emblemática.
Este será o segundo clássico que Ruthyanna apita na atual edição do estadual. Na semana passada, ela foi responsável por arbitrar o "Maiorais", entre Campinense e Treze, no Estádio Amigão, em Campina Grande.
Formada em Educação Física e Medicina Veterinária, Ruthyanna Camila, de 29 anos, é natural de Natal, mas mora em Patos há 12 anos. Ela vem sendo um dos destaques do quadro de árbitros da FPF-PB nas últimas temporadas.
A partida contará com transmissão pelo pay-per-view do Jornal da Paraíba, com narração de Juliana Bandeira, comentários de João Pedro Melo e reportagens de Matheus Aquino.
A equipe do Timaço da Bola, da Rádio Espinharas, também transmitirá a partida pelas ondas sonoras da 97,9 FM. Wellington Borges, Professor Campina e Amberg Leitão farão a cobertura do confronto.
O clássico patoense foi disputado pela última vez em 2019. Naquele ano, foram dois jogos e duas vitórias para o Naça: 2 a 1 (5ª rodada - 10/02) e 3 a 1 (10ª rodada - 27/03), ainda no formato antigo de disputa do estadual.
A última partida entre as equipes ocorreu em 27 de março daquele ano, válida pela última rodada da fase de grupos. O jogo terminou com a vitória do Canário sobre o Pato por 3 a 1. Apesar do revés, o Esporte havia garantido sua permanência na Primeira Divisão dentro das quatro linhas, alcançando 10 pontos. Contudo, a escalação irregular do atacante Carlos Caaporã, justamente no jogo contra o Nacional, resultou em uma punição aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) dias depois, culminando no rebaixamento da equipe.
Após a queda, alegando dificuldades financeiras, o Alvirrubro optou por não disputar a Segunda Divisão na edição seguinte, que só foi realizada em 2021 devido à pandemia de Covid-19. Como consequência, o clube foi excluído da competição também em 2022.
O Esporte precisou retomar sua trajetória a partir da 3ª Divisão estadual. Após quase conquistar o retorno à elite em 2023, no ano passado (2024), o Patinho Terror do Sertão teve uma campanha sólida, conquistando o vice-campeonato da Segundona e, consequentemente, o acesso à Primeira Divisão.
O clássico entre Nacional e Esporte deste domingo será o confronto de número 101 entre as equipes em partidas oficiais, segundo levantamento do Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística (INPPE), em conjunto com os portais golaberto.com.br e acervodigitaldofutebolparaibano.blogspot.com.
No retrospecto do Clássico dos Maiorais do Sertão, são 44 vitórias do Nacional, 19 do Esporte e 37 empates, totalizando 98 partidas oficiais realizadas desde 1965, ano em que as duas equipes entraram na elite do futebol paraibano, somadas aos dois confrontos pela Segunda Divisão do Campeonato Paraibano, realizados em 2015.
O Nacional marcou 141 gols, enquanto o Esporte balançou as redes do alviverde em 93 oportunidades. A maior goleada do Nacional foi um 7 a 1, aplicado em 1976, enquanto o Esporte registrou sua maior vitória no clássico com um 4 a 1, em 19 de junho de 1985.
A estatística não inclui partidas amistosas, uma vez que não há registros oficiais dessas, exceto na memória de torcedores e profissionais mais antigos que testemunharam os espetáculos.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Mín. 24° Máx. 33°