Na tarde deste domingo, 26 de janeiro, a Região Metropolitana de Patos, no Sertão da Paraíba, foi palco de fortes chuvas que ultrapassaram os 100 milímetros em algumas localidades. A precipitação intensa provocou o transbordamento dos Açudes Tubarão e Tubarãozinho, localizados na zona rural de São José do Bonfim, levando esperança e otimismo aos moradores da região.
O Açude Tubarãozinho, pertencente à propriedade Nossa Senhora Aparecida, do advogado Estevam Netto, transbordou durante a tarde, após registrar um volume significativo de chuva. As águas do açude fluíram em direção ao Açude Tubarão, que também começou a transbordar no início da noite.
O fluxo de água segue agora em direção ao Açude do Jatobá, em Patos, um reservatório importante para o abastecimento de água da Capital do Sertão.
Dados extraoficiais indicam que na Chácara Pinheiro, no Sítio Tubarão, limite geográfico com o município de Patos, o pluviômetro registrou impressionantes 100 mm de chuva. Na Chácara Dona Cléia, também na zona rural de São José do Bonfim, a precipitação foi ainda maior, alcançando 115 mm.
Além disso, o pluviometro do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registrou 40 mm no Sítio Grosso, no município de Santa Teresinha.
O transbordamento dos açudes trouxe alívio aos moradores da região, que enfrentam desafios com a escassez hídrica. As chuvas, além de contribuírem para a recarga dos reservatórios, fortalecem o abastecimento hídrico e renovam as expectativas para a continuidade da quadra chuvosa no Sertão paraibano.
Por Patos Online
Mín. 24° Máx. 33°