Sexta, 07 de Novembro de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Política Câmara Federal

Eleito, Hugo adota tom democrático, reverencia Ulysses Guimarães e defende estabilidade econômica e harmonia entre os Poderes

No discurso de posse, Motta levantou a Constituição Federal com as duas mãos sobre a cabeça, mesmo ato do presidente da Constituinte, em 1988.

02/02/2025 às 06h00 Atualizada em 02/02/2025 às 13h54
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles e CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente recém-eleito da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), repetiu, neste sábado (1º/2), o gesto de Ulysses Guimarães. No discurso de posse, Motta levantou a Constituição Federal com as duas mãos sobre a cabeça, mesmo ato do presidente da Constituinte, em 1988.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O gesto de Motta completou a tônica do discurso de posse dele. Embora tenha passado por vários temas, ele deu relevância à defesa da democracia. Em determinado momento, Motta chegou a repetir a frase de Ulysses Guimarães. “Temos ódio e nojo à ditadura”, destacou.

Ao defender a democracia, Motta enfatizou o “respeito às instituições e entre as instituições”, momento em que repetiu o gesto de Ulysses.

A referência ao presidente da constituinte apareceu em vários outros trechos do discurso do novo presidente da Câmara.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Ainda tratando da democracia, Motta afirmou que ela tem relação com uma economia organizada.

Em seu discurso de vitória, afirmou que “defender a estabilidade econômica é defender a estabilidade social”. “Nada pior para os mais pobres do que a inflação, a falta de estabilidade na economia. E a estabilidade é a resultante de um conjunto de medidas de responsabilidade fiscal. Não se apaga fogo com gasolina, não existe uma nova matriz de combate ao incêndio”, disse Motta.

O deputado também disse que não existe democracia em meio ao caos social. “Defenderemos a democracia porque defenderemos também as melhores práticas e medidas econômicas para defender a paz”, pontuou.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

O novo presidente também fez apelos pela harmonia e independência entre os Poderes, além da união e diálogo no próprio Congresso. “Não existe um caminho da direita, da esquerda ou do centro, existe apenas o caminho do Brasil”, disse.

 

Parlamento forte

Em vários momentos do discurso de posse, Motta enfatizou o protagonismo do Poder Legislativo. Motta, inclusive, colocou a existência de um parlamento forte como uma barreira contra a ditadura. “Não existe ditadura com parlamento forte”, frisou.

No entendimento de Motta, o parlamento não avançou em prerrogativas ao longo do tempo, mas, no entanto, “recuperou suas prerrogativas, definidas pelos constituintes originários”. Este ponto guarda semelhanças com uma fala do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Em maio de 2023 ele marcou posição diante do Poder Executivo. “Todos têm que entender que o Congresso brasileiro conquistou maior protagonismo.”

A participação do Legislativo no orçamento também apareceu no discurso. Motta disse que o Parlamento é “responsável que é pelo orçamento, como determina a Constituição”. A fala acontece em um momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenta disciplinar e dar transparência às emendas parlamentares, que chegaram a ser suspensas em agosto de 2024.

Destacando, em outro momento, o protagonismo do Parlamento, Motta disse que os deputados são “parte da solução”. “Fazemos parte, todos nós, todas as senhoras e os senhores, fazem parte da solução. E não do problema”, disse ele.

Fonte: Metrópoles e CNN Brasil 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 22°C
Seg 37°C 23°C
Ter 37°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras