
A meteorologia tem previsto chuvas em todo território paraibano. Entretanto, as maiores precipitações são registradas na parte Leste do Estado, o que dá tranquilidade para os mananciais que abastece cidades da região, como João Pessoa.
O diretor da Agência Executiva das Águas no Estado (AESA), Porfírio Catão, lembrou, mesmo ainda não estando em período chuvoso, mananciais como o de Gramame/Mamoaba, que abastece cidades da região metropolitana, já somam mais de 80% de sua capacidade.
Catão espera que nos próximos meses as chuvas se intensifiquem mais no interior e Sertão, onde o nível de alguns açudes é preocupante.
“Todos os reservatórios estão recebendo pequenas recargas mas a gente espera que no final do período chuvoso tenhamos uma recarga satisfatória”, disse o gestor.
No geral, Porfírio Catão considera “satisfatória” a quantidade de água acumulada na Paraíba, que é de 47% da capacidade do Estado. Para o período chuvoso é aguardado que esse volume chegue a 75%.
Até agora, já são cinco açudes sangrando na Paraíba. Um em Araçagi, no Brejo, três no Cariri, na região de Monteiro, e um em Juru, no Sertão.
Fonte: MaisPB
Baixa umidade Inmet emite alerta de baixa umidade para Patos e outras 95 cidades do Sertão e Cariri da Paraíba
Baixa umidade Mais de 60 cidades do Sertão da Paraíba registram baixa umidade neste domingo, alerta Inmet; confira a lista
Baixa Umidade INMET emite alerta de baixa umidade para 71 municípios do Sertão da Paraíba até este sábado (20)
Transposição Engenheiro esclarece que liberação de águas do São Francisco para o RN não afeta açudes do Sertão paraibano
Agricultura Governo investe na criação de uma rede de produção agrícola sustentável no Sertão da Paraíba
Crise hídrica Construção desordenada de açudes particulares compromete abastecimento dos grandes reservatórios, alerta meteorologista sobre crise hídrica no Sertão Mín. 22° Máx. 36°