
A região do Sertão da Paraíba foi atingida, na tarde da última quinta-feira (5), por um evento climático severo, caracterizado por chuvas intensas, ventos fortes e grande incidência de descargas atmosféricas. De acordo com a Energisa, mais de 40 mil raios foram registrados em toda a região durante o período crítico.
Segundo a gerente de operações da Energisa, Nathalia Holanda, as cidades de Patos e Itaporanga foram as mais impactadas pelos efeitos do fenômeno climático, que causou danos significativos à rede elétrica.
“Tivemos um evento climático severo, com chuvas, descargas atmosféricas e ventos fortes. Chegamos a registrar mais de 40 mil raios em toda a região, com Patos e Itaporanga entre as cidades mais atingidas”, explicou.
Diante da situação, a concessionária informou que ativou imediatamente o plano de contingência para situações emergenciais, mobilizando um número maior de equipes para conter os danos e acelerar o restabelecimento do fornecimento de energia.
“Mobilizamos nosso plano de contingência e reforçamos as equipes para conter os danos em nossas redes. Na manhã desta sexta-feira, já conseguimos restabelecer cerca de 85% das ocorrências”, destacou Nathalia.
A Energisa informou ainda que segue monitorando os alertas climáticos e reforçando o efetivo, com a mobilização de profissionais de outras regiões do estado para atuar no Sertão paraibano.
“Continuamos atentos às previsões climáticas e não vamos medir esforços para restabelecer completamente a normalidade na região do Sertão da Paraíba”, afirmou a gerente.
Ver essa foto no Instagram
Em nota oficial, a Energisa reforçou que os danos à rede elétrica foram causados por árvores e objetos arremessados pelos ventos, descargas atmosféricas e impactos em postes e outros componentes da infraestrutura.
A empresa informou que aumentou a quantidade de equipes em campo, inclusive com profissionais de outras regiões, e que até a manhã desta sexta-feira (6) cerca de 85% das ocorrências já haviam sido normalizadas. A previsão é de continuidade das chuvas, o que exige a permanência das equipes em alerta.
Por questões de segurança, a concessionária orienta que a população mantenha distância de fios caídos e utilize os canais oficiais de atendimento:
Por Patos Online
Chuvas em 2026 Modelo europeu indica chuvas acima da média no início de fevereiro para o Seridó-RN e Patos (PB)
Chuva no Sertão Chuvas continuam no Sertão, e Cajazeiras e Diamante registram acumulado superior a 100 milímetros em dois dias; confira os índices
Chuvas Chuvas trazem alívio ao Sertão paraibano e Cajazeiras registra maior volume, com 98,1 mm
Crise hídrica Rio Piancó seca e Vale do Piancó vive temor de novo colapso no abastecimento de água
Protesto Ribeirinhos anunciam novo protesto e bloqueio total da BR-230 por causa da crise hídrica no Boqueirão de Piranhas
Baixa umidade Inmet emite alerta de baixa umidade para Patos e outras 95 cidades do Sertão e Cariri da Paraíba
Baixa umidade Mais de 60 cidades do Sertão da Paraíba registram baixa umidade neste domingo, alerta Inmet; confira a lista
Baixa Umidade INMET emite alerta de baixa umidade para 71 municípios do Sertão da Paraíba até este sábado (20)
Transposição Engenheiro esclarece que liberação de águas do São Francisco para o RN não afeta açudes do Sertão paraibano Mín. 22° Máx. 32°